18/04/2011

Conhecendo Recife em Pernambuco

Características


Recife, capital do Estado de Pernambuco, situá-se no litoral nordestino e ocupa uma posição central, a 800 km das outras duas metrópoles regionais, Salvador e Fortaleza, disputando com elas o espaço estratégico de influência na Região.

O município possui uma área de 217,494 km² e uma população de 1.536.934 de pessoas. É a sede da área metropolitana que leva seu nome: a Região Metropolitana do Recife é a maior aglomeração urbana do Nordeste brasileiro e quinta maior do país, com 3,7 milhões de habitantes.

Atrações


Praia de Boa Viagem - É a mais famosa da capital pernambucana. Nela, o turista encontra águas calmas para o banho de mar e piscinas naturais, formadas a partir dos arrecifes. Um dos trechos mais disputados pelos banhistas é o que fica em frente ao Edifício Acaiaca.

Boa Viagem também oferece lazer e espaço para práticas desportivas, com quadras de vôlei e de beach soccer. O calçadão é utilizado para caminhadas e ainda há pista exclusiva para cooper. A infra-estrutura da praia inclui quiosques de serviços, chuveiros e iluminação noturna nos sete quilômetros de extensão da praia.


Recife Antigo - É o centro histórico de recife onde podemos visitar locais com arquitetura européia e conhecer boa parte da história da cidade


Marco Zero - É o local em que Recife nasceu e serve como ponto inicial das estradas de Pernambuco. Os principais eventos culturais do Recife acontecem no Marco Zero. Se você estiver na cidade e souber que haverá um show no Marco Zero, não perca!


Igreja Matriz de Casa Forte - Está situada na Praça de mesmo nome, na região central do bairro. O bairro originou-se de antigos engenhos que parcelados, em chácaras e sítios, serviram de casas de veraneio, vindo a se constituir mais tarde em bairro tradicional da Cidade. Tem a presença de recantos bucólicos, característicos de épocas históricas anteriores, de residências antigas entremeadas de jardins.


Cais da Aurora - É considerado um dos mais lindos cais do Brasil está localizado no bairro Boa Vista.


Museu Murilo La Greca - Criado em 1985, pelo artista Murillo La Greca, um dos maiores pintores pernambucano, o museu comporta em suas dependências um acervo de 1.400 desenhos, onde utiliza as técnicas de fusain, crayon, pastel e sanguínea. Há também 160 pinturas, entre paisagens, retratos e impressionistas; cartas, trocadas com Portinari e Giacometti; vários discos e mobiliários.


Mercado de São José - A arquitetura em ferro é típica do século XIX. A inspiração veio do mercado público de Grenelle, em Paris. Sua inauguração se deu no dia 7 de setembro de 1875. É um dos monumentos pernambucanos, reconhecido e tombado pelo Patrimônio Histórico. O Mercado de São José ocupa uma área coberta de 3.541 metros quadrados com 377 compartimentos de diversos produtos; 27 pedras de peixe; 34 barracas internas e outras 70 espalhadas pela calçada do pátio. Artesanato em barro, corda e palha fazem do mercado polo de atração turística. É, também, ponto tradicional do comércio de pescado.

Nenhum comentário: