Nem sempre as mudanças de humor e estado de espírito  estão relacionadas somente às condições psicológicas das pessoas. Os  alimentos ingeridos diariamente também causam impacto no estado  emocional, já que contêm substâncias capazes de influenciar o organismo  de forma positiva ou negativa. É possível, assim, balancear parcialmente  a ansiedade e a irritação através da escolha dos alimentos corretos em  uma dieta. 
A ingestão de carboidratos complexos, por exemplo,  pode fazer com que a pessoa se sinta mais agitada e inquieta. Segundo a  nutricionista Rosana Farah, especialista em nutrição clínica e  gastronomia, “a glicose é o principal combustível para o cérebro, pois  mantém a integridade das funções dos tecidos nervosos”. Esse tipo de  carboidrato costuma ser encontrado em alimentos como  arroz, aveia,  feijão, massas e pães integrais, batata, milho. 
No combate à  ansiedade, os alimentos que contêm triptofano podem ser especialmente  eficazes. “O triptofano é um aminoácido bastante utilizado pelo cérebro  em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio e produzem serotonina, um  neurotransmissor importante no processo do sono e do humor”, explica a  nutricionista.
Segundo ela, as melhores fontes naturais de  triptofano são carnes, peixes, perus, leite, bananas e amendoins. Já  para aqueles que são ansiosos por natureza, a nutricionista recomenda  que a ingestão de algumas substâncias seja reduzida. 
“Chocolate,  café e certos tipos de chá, mate ou preto, por exemplo, são ricos em  cafeína e atuam estimulando o sistema normal de vigília, aumentando a  atenção, a concentração e a memória”. 
Assim, o consumo de café  ou chá não pode ultrapassar o limite diário de 3 a 4 xícaras. “As  pessoas sensíveis à cafeína podem focar mais tempo acordadas, resultando  em insônia, e com isso, tornam-se mais ansiosas com esta situação”,  afirma.  
E quanto ao suco de maracujá, o mito de que ele ajuda a  relaxar tem embasamento? “Sim, ele tem um poder depurativo, sedativo e  antiinflamatório”, finaliza Farah.  Não há restrições no consumo do  suco, mas recomenda-se que não seja adicionado muito açúcar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário