29/04/2011

Qwiki, de Eduardo Saverin, é a Wikipedia que fala

"A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol e o mais denso deles. É o quinto maior entre os oito do Sistema Solar. (...) Seus habitantes estão agrupados em aproximadamente 200 estados independentes, que interagem por meio de diplomacia, viagens, negócios e ações militares." A descrição, contada por uma voz quase natural em inglês, é gerada automaticamente quando você coloca "Earth" (Terra) como termo de pesquisa na enciclopédia multimídia Qwiki, que abriu sua versão alfa ao público no final de janeiro.

Fundado por Doug Imbruce e Louis Monier (um dos criadores do buscador AltaVista, que fez sucesso antes do Google), o site tem um mecanismo de busca que procura referências na internet e gera automaticamente um texto de aproximadamente um minuto com um pequeno resumo do termo pesquisado.

Enquanto o texto é narrado, você vê imagens, gráficos e vídeos. "A informação se transforma numa experiência a que eu posso assistir", afirmou Imbruce na apresentação do Qwiki no TechCrunch Disrupt, evento que reúne anualmente algumas dezenas de startups numa competição. O Qwiki ganhou a edição do ano passado e embolsou 50 000 dólares.

Eduardo Saverin

Em janeiro, pouco antes da abertura da versão pública, a enciclopédia visual recebeu um investimento de 8 milhões de dólares liderado por Eduardo Saverin, brasileiro cofundador do Facebook. Além dele, estão no grupo, entre outros, Jawed Karim, um dos fundadores do YouTube, e Pradeep Sindhu, cofundador da Juniper Networks. Com isso, o Qwiki somava 9,5 milhões de dólares em aportes financeiros até meados de fevereiro.

O Qwiki pode ser definido como uma versão multimídia da Wikipedia. Tem 3 milhões de verbetes centrados em pessoas, lugares e coisas. Lançada em 2001, a Wikipedia tem 17 milhões, sendo 3,5 milhões em inglês — único idioma do Qwiki no momento. Nos planos do site está a previsão de que qualquer pessoa possa criar entradas na enciclopédia. Com isso, empresas também poderiam ter seus próprios verbetes, com detalhes de seus produtos.

No momento, os qwikis podem ser compartilhados por Twitter, Facebook e e-mail ou incorporados ao código de blogs. Ao término da narração de cada termo, o internauta tem a opção de buscar mais informações sobre o assunto na Wikipedia, no Google, no YouTube ou no Fotopedia. Outra promessa é chegar logo ao iPad e ao iPhone.

É impossível olhar para o Qwiki e não fazer um paralelo com o cinema. A enciclopédia multimídia lembra HAL 9000, de 2001: Uma Odisseia no Espaço; o computador de Tony Stark em Homem de Ferro; e até a máquina da nave Axiom, na animação Wall-E. Neste último, o capitão da Axiom pede ao computador para definir exatamente o termo Terra e ele começa a lhe contar um resumo, como faz o Qwiki.

Nenhum comentário: