13/06/2011

Baiano de 12 anos pode representar o Brasil em concurso de redação

Em uma cidade do sudoeste baiano com pouco mais de 17 mil habitantes mora o vencedor da etapa nacional do concurso de Redações e Cartas dos Correios em 2011. Lucas Pacheco Freire, de 12 anos, é aluno da Escola Municipal Pingo de Gente, na cidade de Licínio de Almeida, a 744 Km de Salvador, e pode representar o Brasil no Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido pela União Postal Universal (UPU), em Berna, na Suíça.

O tema da redação: “Imagine que você é uma árvore em uma floresta. Escreva
uma carta a alguém para explicar-lhe porque é importante proteger as florestas”. O garoto que sonha em ser jogador de futebol, venceu primeiro a etapa estadual do concurso e, logo depois, recebeu a notícia de que é o vencedor também da etapa nacional. Ele conta que antes de escrever fez pesquisas na internet para poder falar bem sobre o assunto e que nunca tinha parado para pensar como seria a vida dele se fosse uma árvore.

No texto, Lucas relata os contrastes da vida de uma árvore na atualidade em comparação com o passado e destaca a participação do homem na destruição da natureza. Para ele, a experiência ajudou a criar um melhor relacionamento com a natureza. “Minha relação com a natureza mudou bastante, porque eu não dava tanta importância e fui vendo como está difícil”, diz.

Incentivado pela professora e também pelos exemplos da família, Lucas ficou animado com o resultado nacional do concurso, divulgado no último mês de abril. No início de junho, uma cerimônia oficial com representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), organizadora do concurso nacional, homenageou o vencedor da etapa nacional, que pode representar o Brasil fora do país ainda este ano. Leia mais!

Nenhum comentário: