“Eu sempre gostei de buscar referências diferentes para a minha música. Não podia ficar com uma caneta na mão que tentava tirar um som”, declara Amanda. Este processo de criação emprega em sua maioria materiais recicláveis e utensílios usuais como tonéis, escadas de metal e baldes plásticos, o que projeta sonoridade única, resultado da versatilidade e preocupação atual com o meio ambiente.
Apesar de empregar muitas vezes utensílios domésticos na confecção de instrumentos musicais, o processo de criação da cantora se preocupa também com a apresentação: “Não é só pegar um objeto que faça um som bacana e colocar no palco para tocar. É preciso incrementar, muitas vezes com outros materiais, para trabalhar o som e fazer de algo comum um instrumento especial”, explica Amanda.
Inovação também de ritmo
Em 2011, a cantora se reinventa, e adere ao Eletroaxé, ritmo musical criado por Carlinhos Brown que mistura a batida baiana e a eletrônica, expressamente presente na sua música de trabalho, “Tom do Amor”.
Conheça os instrumentos criados por Amanda Santiago:
Asa - Instrumento em forma de asa preso as costas do músico, no qual um toca nas costas do outro.
Azulão - Recipiente plástico que tocado com a baqueta, substitui "surdo de meio".
Tonel - Recipiente metálico, tocado com baquetas de alumínio, substitui células rítmicas do timbau e também é tocado com luvas grudadas a discos de metais.
Esclave - Objeto usual que serve de suporte de latas.
Tonelpele - Recipiente metálico com pele, que tocados com as mãos, substitui as células rítmicas do timbau.
Tonelsurdo - Recipiente metálico com pele, tocados com baquetas de surdo, na vertical.
Pé de som - Sapato usado como surdo e quando o músico anda, emite o som.
Homem de lata - Tonel adaptado como roupa e tocado com baqueta de metal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário