08/06/2011

Conheça o São João de Irará

Conhecida pelos moradores como a Terra da Farinha, Irará é palco de muito forró e folia no São João. Na sede do município, os blocos Jeguerê e Pé de Mula, que têm mais de 15 anos de tradição, arrastam cerca de quatro mil foliões todos os anos. Na zona rural, em comunidades como Barnabé, Boa Vista e Mangabeira, os “arrastões”, com ou sem cordas, também fazem a alegria da população.

Além disso, trios de sanfoneiros saem pelas ruas da cidade e visitam as casas dos moradores, que sempre oferecem aos visitantes comidas tradicionais da festa junina e uma variedade exuberante de licores, como os de jenipapo, amendoim e maracujá, em um clima típico do São João do interior.

O concurso de rua, por sua vez, estimula a comunidade a participar da ornamentação das ruas e avenidas da cidade, com itens típicos e peculiares dos festejos da ép
oca. Já o Forró da Feira, que acontece nos três primeiros sábados de junho, transforma o mercado municipal em palco de sanfoneiros e trios de forró, além de exibir apresentação dos artistas da terra e comercialização de iguarias típicas do período junino.

As festas em Irará, porém, não ficam restritas ao São João. Nos dias 28 e 29 de junho, dia de São Pedro, são promovidos eventos festivos com bandas de forró na cidade. Os festejos em homenagem a São Pedro acontecem com mais força no distrito de Bento Simões, atraindo cerca de 10 mil pessoas. As comunidades do Largo, Caroba e Catete também participam das comemorações, refletindo o espírito inclusivo das folias iraraenses.

Programação:

23 de junho
21h Pássaro de Fogo
23h Estakazero
01h Sarakura
03h Dona Jiló

24 de junho

21h Camarada Z
23h Flor D´Açucena
01h Bruninho do Acordeon
03h Vem chamegar
04:30h Triângulo de Couro

25 de junho
21h Xote Moleque
23h Colher de Pau
01h Kapricho
03h Caçulas do Forró

Nenhum comentário: