01/06/2011

Frente Parlamentar de acompanhamento de obras da ferrovia Oeste/Leste e Porto Sul se reúne em Brasília amanhã‏

A primeira reunião da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Obras da Ferrovia Oeste/leste e Porto Sul vai acontecer amanhã, quarta-feira, dia 01/06, às 15h, no plenário 16 do Anexo II, na Câmara dos Deputados. O convidado será Juquinha das Neves, presidente da Valec Engenharia, empresa responsável pelas obras.

A Frente Parlamentar foi instalada dia 06 de abril último e contou com o apoio de 200 deputados federais . A ideia partiu dos congressistas Arthur Maia (PMDB-BA) e Luiz Argôlo (PP-BA), sendo o primeiro o coordenador do grupo. “A frente surge como intermediário político. Promovemos a unificação das bancadas da Bahia, de Tocantins e de Goiás para agilizar sua construção”, explicou Maia. Em seu evento inicial, ficou definida a reunião com Juquinha das Neves, presidente da empreiteira responsável pelas obras de construção da ferrovia, Valec Engenharia. Em seguida, o grupo convidará o presidente do Ibama, Curt Trennepohl para discutir os entraves com as licenças ambientais, e, por último, o ministro dos Portos, José Leônidas de Menezes Cristino.Ainda de acordo com o deputado Arthur Maia (PMDB-BA), o grupo surge como instrumento facilitador dos trabalhos e deverá trazer ao debate pessoas envolvidas com os impactos da obra.

O coordenador chamou a atenção para o entrave na licença ambiental do porto. “O maior problema que a obra enfrenta hoje é a falta da licença ambiental para construção do Porto Sul. Está havendo uma demora muito grande, o que causa frustração em empresários que desejam investir. É fundamental que haja agilidade.

A ferrovia não tem serventia sem a construção do porto”, cobrou. O parlamentar também explicou que, com as obras do trecho llhéus – Caetité iniciadas, outro enfoque da frente será adiantar o início da construção do segundo trecho, Caetité – Luís Eduardo Magalhães. O projeto final, que passará pelos estados da Bahia, Goiás e Tocantins, prevê como ponto extremo a cidade de Figueirópolis, estado da região Norte do país.

O projeto do Complexo Intermodal Porto Sul tem como objetivo melhorar a infraestrutura de transportes da Bahia e desconcentrar o desenvolvimento industrial. A intenção, de acordo com o governo baiano, é favorecer o surgimento de novos empreendimentos no interior da Bahia, além de facilitar o escoamento de produtos das regiões sudoeste e oeste do Estado.

O primeiro trecho da Fiol, já em fase de execução das obras, terá cerca de 500 quilômetros, ligando Caetité a Ilhéus. A primeira cliente da ferrovia será a empresa Bahia Mineração, que irá utilizá-la no transporte do minério de ferro. Outros produtos que deverão usar a Fiol são biocombustíveis, grãos e fertilizantes.Com informações de Regina Bortolo.

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