Os termos pesquisados no Google mostram assuntos de interesse para quem os procura, se você busca por tratamentos contra uma doença específica, pode ter sido motivado por algum conhecido que a contraiu, se tiver centenas de buscas semelhantes em uma região, pode ter dados para notar uma epidemia antes mesmo dos serviços de saúde.
Pensando nessa correlação de acontecimentos reais e dados de busca, o Google lançou o Google Correlate, uma ferramenta para observar a frequência com que alguns termos foram procurados e, assim tentar identificar tendências.
É possível comparar a frequência de pesquisas sobre a doença com épocas de outros anos.
É possível comparar a frequência de pesquisas sobre a doença com períodos em outros anos
Aproveitando a ferramenta, a empresa lançou ainda o Google Tendências da Dengue, uma ferramenta que usa, como indicadores da atividade da dengue, a popularidade de termos relativos à doença.
O funcionamento do site é semelhante ao que acompanha a gripe, mas o acompanhamento da dengue, por enquanto, ocorre em apenas cinco países: Bolívia, Cingapura, Índia, Indonésia e Brasil.
Entre as estatísticas detalhadas de cada país estão os meses em que a doença mais aparece nas buscas, além de uma rápida explicação sobre a doença e um link para o site do Ministério da Saúde de combate à doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário