01/06/2011

Google lança ferramenta para relacionar dados de busca e rastreia surtos de dengue com ele

Os termos pesquisados no Google mostram assuntos de interesse para quem os procura, se você busca por tratamentos contra uma doença específica, pode ter sido motivado por algum conhecido que a contraiu, se tiver centenas de buscas semelhantes em uma região, pode ter dados para notar uma epidemia antes mesmo dos serviços de saúde.

Pensando nessa correlação de acontecimentos reais e dados de busca, o Google lançou o Google Correlate, uma ferramenta para observar a frequência com que alguns termos foram procurados e, assim tentar identificar tendências.

É possível comparar a frequência de pesquisas sobre a doença com épocas de outros anos.

É possível comparar a frequência de pesquisas sobre a doença com períodos em outros anos

Aproveitando a ferramenta, a empresa lançou ainda o Google Tendências da Dengue, uma ferramenta que usa, como indicadores da atividade da dengue, a popularidade de termos relativos à doença.

O funcionamento do site é semelhante ao que acompanha a gripe, mas o acompanhamento da dengue, por enquanto, ocorre em apenas cinco países: Bolívia, Cingapura, Índia, Indonésia e Brasil.

Entre as estatísticas detalhadas de cada país estão os meses em que a doença mais aparece nas buscas, além de uma rápida explicação sobre a doença e um link para o site do Ministério da Saúde de combate à doença.

Nenhum comentário: