Após mais de 20 anos de espera, Feira de Santana será, finalmente, cidade polo da Região Metropolitana do Território de Identidade Portal do Sertão. É que em uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (13), na sede da Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado (Serin), em Salvador, definiu os rumos da criação da RM da segunda maior cidade baiana.
Segundo o secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, inicialmente, os municípios a integrarem a Região serão, além do município polo (Feira de Santana), Conceição do Jacuípe, Conceição da Feira, Amélia Rodrigues, Tanquinho e São Gonçalo dos Campos.
A escolha foi feita a partir de critérios técnicos e constitucionais. Para integrá-la, as cidades precisam ter, por exemplo, um mínimo de 50% de taxa de urbanização, devem ser limítrofes, estabelecer entre si grandes fluxos de relação, a exemplo de transporte e pessoas, e juntas precisam representar, pelo menos, 4% no Produto Interno Bruto (PIB) estadual.
É importante frisar ainda que esta composição inicial da Região Metropolitana será importante para a avaliação dos possíveis ônus acarretados para a cidade polo para posteriormente e gradativamente integrar demais cidades, já que também está prevista, através da legislação, a possibilidade de expandir a Região englobando mais 10 cidades à medida que elas se adéquem aos parâmetros estabelecidos, o que agregaria quase todas as cidades que compõem este Território de Identidade.
Presente na reunião o Líder do Governo e da Maioria, deputado estadual Zé Neto (PT), lembrou que Feira de Santana, sua terra natal, já é uma cidade polo tendo em vista que supre outras cidades vizinhas em áreas como saúde e educação, possuindo uma zona adjacente de influência. Ele ainda citou como benefícios da criação da RM o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), a redução da tarifa telefônica e do preço do transporte coletivo.
Como próximo passo, o Governo Estadual deve remeter o PL à Casa Legislativa para apreciação e votação.
O líder governista afirma que vai buscar junto à Bancada de Oposição assinatura da dispensa de formalidade, já que o representante dos Independentes, deputado Targino Machado (PMDB), já acenou positivamente durante a reunião de hoje e, juntamente com o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT) e demais deputados, vai buscar a possibilidade da votação - na próxima quinta-feira (16), com unanimidade pelos presentes – deste que é um projeto que deve marcar o desenvolvimento de Feira e região.
Após a aprovação do PL, o Governo Estadual terá um prazo de 180 dias para regulamentar e dar início aos processos legais para a criação efetiva, como a implantação do Conselho Administrativo, que cuidará do regimento interno e de todas as suas bases objetivas previstas na Lei.
Já na quinta-feira (16), o PL que cria RM de Feira deve ser apresentado à população durante a abertura do projeto Assembleia Legislativa Itinerante, no Centro de Cultura Amélio Amorim (Cuca), na Princesa do Sertão.
Também participaram da reunião os deputados feirenses Carlos Geilson (PTN) e Graça Pimenta (PR), além de representantes da Casa Civil Estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário