31/07/2011

Agenda Bahia reúne especialistas para debater Infraestrutura, Sustentabilidade, Agronegócio e Turismo

Renomados especialistas nacionais e internacionais estarão reunidos em Salvador durante a segunda edição do seminário Agenda Bahia, realizado pelo jornal Correio* e pela rádio CBN FM, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

Durante os quatro dias de seminários, serão debatidas ações para o desenvolvimento da Bahia. O Agenda Bahia volta este ano com novidades. Os quatro temas principais do ano passado – Infraestrutura, Sustentabilidade, Agronegócio e Turismo – serão o ponto de partida para novos debates sobre Portos e Mobilidade Urbana; Inovação; Economia Climática e Industrialização; e ainda Copa de 2014, respectivamente, agendas fundamentais para o crescimento do estado.

INFRAESTRUTURA – No primeiro seminário, dia 4 de agosto, a infraestrutura do estado será debatida sob a perspectiva da mobilidade urbana e da situação dos portos baianos. A abertura do evento contará com a palestra do presidente da Fieb, José de Freitas Mascarenhas, que vai apresentar um painel geral da situação dos portos e os entraves da mobilidade urbana.

Outros nomes já confirmados são os do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Marcio Pochmann, que vai comparar a operação de portos eficazes do país com os de Salvador; e Marcello Spinelli, presidente da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e diretor de Logística da Vale, que vai mostrar os entraves no escoamento da produção industrial no estado.

CONVIDADO INTERNACIONAL – Nesta edição, além dos palestrantes nacionais, o Agenda Bahia contará com a presença de um convidado internacional. O presidente da TransMilenio e vice-presidente da Associação Internacional de Transporte Público (UITP), Fernando Paez, vai apresentar o modelo vitorioso de transporte público que ele administra na Colômbia.

O TransMilenio é um sistema de transporte público, com corredores exclusivos de ônibus articulados (BRTs), que funciona na cidade de Bogotá, Colômbia. A implantação do sistema, que restringiu a circulação de automóveis para dar prioridade aos coletivos, melhorou a mobilidade urbana da cidade e hoje é referência para diversos países. Transmilenio também é a denominação da empresa pública que faz a gestão dos transportes públicos de Bogotá, inclusive estudos, planejamento e projetos. Paez é um estudioso da dinâmica da mobilidade urbana pelo mundo e vai apresentar soluções para o caso de Salvador. A discussão acontece justamente no momento em que o governo define o modelo de transporte a ser implantado na capital em virtude da Copa do Mundo.

SUSTENTABILIDADE – Inovação é o foco do segundo dia de debates, 24 de agosto, que vai abordar o tema Sustentabilidade. Entre os convidados, dois presidentes de duas das maiores corporações brasileiras. Carlos Fadigas, presidente da Braskem, e José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, que irá debater em sua palestra o tema "Inovação Tecnológica e Desenvolvimento da cadeia de valor com fornecedor". Outro nome já confirmado é o do presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras (Anpei), Carlos Eduardo Calmanovici.

SOBRE O AGENDA BAHIA - A proposta do evento é discutir e apontar diretrizes para o crescimento e desenvolvimento sustentável do estado nesta década. Os debates acontecerão no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no STIEP, das 08h às 17h30. Além das palestras, o evento contará com tempo para perguntas da plateia e debates, realizados sempre ao final da manhã e da tarde.

O evento é para convidados, mas os interessados em participar dos debates podem se inscrever pelo site www.agendabahiacorreio.com.br. A confirmação de inscrição estará sujeita ao número de vagas preenchidas.

Ao fim desta edição, as propostas apresentadas nos seminários Agenda Bahia – Compromisso com o futuro serão levadas às autoridades públicas, com diagnósticos do cenário atual e ações para o futuro do estado.


AGENDA BAHIA:
- Portos e Mobilidade Urbana (Infraestrutura), no dia 4 de agosto
- Inovação (Sustentabilidade), no dia 24 de agosto
- Economia Climática e Industrialização (Agronegócio), dia 14 de setembro
- Copa de 2014 (Turismo), no dia 27 de setembro

Nenhum comentário: