01/07/2011

Lula será enredo da Gaviões da Fiel no Carnaval de 2012

Após ganhar sua biografia, virar tema de história em quadrinhos, aparecer como personagem do desenho animado South Park e ter a vida contada no cinema, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado agora pelo carnaval de São Paulo. O corintiano fanático foi escolhido pela Gaviões da Fiel como tema de seu desfile de 2012. A escola de samba paulistana anunciou nesta sexta-feira, 1º, o enredo com título provisório “Verás que o filho fiel não foge à luta. Lula, o retrato de uma nação!”.


Com a aprovação de Lula, a agremiação discutiu durante três meses com assessores do ex-presidente a proposta de homenagem. Segundo a escola, outros dois temas foram cogitados, mas Lula foi o escolhido pela sua identidade histórica com o Corinthians e a variedade de abordagens que os carnavalescos Delmo Moraes, Igor Carneiro e Fábio Lima terão para explorar na avenida. A ideia, de acordo com a escola, é homenagear o personagem que representa o povo brasileiro, o nordestino sofrido e sua identificação com o “time do povo”. A Gaviões pretende usar a literatura de cordel para contar a vida de Lula.

Em nota, a Gaviões da Fiel afirma que a escola não pretende fazer uma “panfletagem político-partidária” no sambódromo do Anhembi. “A intenção deste enredo é prestar uma homenagem ao povo brasileiro, ao sertanejo sofrido e, especialmente, ao corintiano. Para contar essa história, o povo brasileiro será o protagonista e o personagem central será o corintiano, metalúrgico e ex-presidente do Brasil”, diz a nota. De acordo com a escola, ao abordar a história de um trabalhador que virou líder de uma nação, a Gaviões estará motivando o povo “a lutar por seus direitos, por justiça e para que seus sonhos tornem-se realidade”.

Neste ano, o ex-presidente declinou na última hora do convite para desfilar pela Tom Maior, que homenageou São Bernardo do Campo. A expectativa é que, sendo o principal homenageado da Gaviões, Lula não decepcione os corintianos.

Nenhum comentário: