02/08/2011

Android está perto de dominar 50% do mercado de smartphones

O sistema operacional Android, do Google, está perto de conquistar 50% do mercado mundial de smartphones, de acordo com a companhia de análise de mercado Canalys. Com 48% de domínio do setor, a plataforma está presente em milhões de dispositivos fabricados por empresas como HTC, Samsung, Motorola, Sony e LG. A Apple, com seu sistema iOS, ocupa o segundo lugar, com cerca de 20 milhões de iPhones nas mãos de seus consumidores – o que equivale a 19% do mercado global.

No ranking dos fabricantes individuais de smartphones, a finlandesa Nokia perdeu a liderança para a Apple e para a coreana Samsung. “A Samsung falhou ao não se aproveitar completamente do estado enfraquecido da empresa finlandesa, que hoje passa por um período de transição”, afirmou Chris Jones, analista da Canalys. Só no primeiro semestre, a coreana já vendeu cerca de 17 milhões de celulares inteligentes, um crescimento de 421% em relação ao ano anterior.

A Microsoft, que ainda aguarda grandes lançamentos com sua plataforma Windows Phone, detém apenas 1% desse mercado. A companhia deposita suas esperanças nos acordos com a Nokia, que promete uma nova linha de aparelhos até o começo de 2012.

Nenhum comentário: