27/09/2011

Cecília Amado fala sobre o filme 'Capitães de Areia'

A neta de Jorge Amado, a cineasta Cecília Amado falou sobre a estreia do filme Capitães de Areia, no dia 7 de outubro. Ela foi entrevistada nesta terça-feira (27) no Jornal do Meio Dia e contou que a paixão pelo livro começou aos 14 anos. "Costumo dizer que o livro me escolheu e fiquei apaixonada pela mensagem de liberdade que o livro traz. Depois de adulta fui entender a mensagem social", explica Cecília o motivo pelo qual escolheu o livro para filmar.

Cecília Amado disse que Jorge Amado escreveu Capitães de Areia quando tinha 24 anos, em plena ditadura e que apesar de ter sido até queimado em praça pública, hoje é adotado nas escolas.

Sobre o filme, Cecília explicou que a filmagem foi feita com não atores, que passaram por uma seleção com 1200 pessoas e selecionou 12, quantidade de personagens principais do livro. As cenas foram gravadas aqui em Salvador e, segundo a cineasta, não foi difícil reviver a Salvador dos anos 50. "O estado de degradação continua o mesmo".

Sinopse: Os "Capitães da Areia" - Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora são personagens que Jorge Amado um dia criou para habitarem eternamente na memória de seus leitores. Abandonados por suas famílias, eles são obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador. Mais atual do que nunca, a história destes personagens imortais da literatura mundial nos emociona e inspira de forma profunda. Assista ao trailer e saiba mais sobre o filme em:

Nenhum comentário: