17/09/2011

Finalizada as gravações de Faroeste Caboclo - O Filme

O ator Fabrício Boliveira interpretando João de Santo Cristo em Pau Ferro


A cidade de Pau Ferro, no sertão pernambucano, recebeu os artistas para a última etapa das filmagens de Faroeste Caboclo. Lá foram filmadas as cenas da infância e da adolescência de João de Santo Cristo, ou seja, a primeira parte da trama.

Um dos motivos para a escolha dessa locação foi o fato da cidade já ter as características ideais para a criação do cenário idealizado; foi preciso pouca interferência da equipe de arte. A casa de João, por exemplo, estava praticamente pronta, com a ´vivência´ necessária (ou seja, com as marcas do tempo e do uso que são tão vivas quando verdadeiras em comparação com as marcas criadas pela Arte, com técnicas de envelhecimento, etc).

A aridez do sertão nordestino contribuiu também para um contraste com as cenas urbanas de Brasília. Elementos como o tom da terra, a cor da vegetação ou a arquitetura das casas, davam uma identidade visual que casava perfeitamente com a fase da narrativa.

Lica de Oliveira, que interpreta a mãe de João de Santo Cristo

As cenas no Distrito Federal, por exemplo, adquiriram uma tonalidade mais monocromática no ambiente punk, e mais multicolorida no ambiente disco – universos que denotam os personagens. O distinto tratamento destinado a Pau Ferro sim beneficia-se de uma “estética do sertão”, com 100% de aproveitamento da luz natural, que lá é “mais dura”, devido ao sol intenso e aos ambientes de alto contraste.

Toda a figuração dessa última fase de filmagens contou com os moradores da região. De Pernambuco, “Faroeste Caboclo” também trouxe o ator pernambucano Caco Monteiro para interpretar um dos personagens que dialogam com a infância de João de Santo Cristo, participando de um dos eventos determinantes da saga de nosso protagonista.

Pau Ferro representou mais um extremo climático para Faroeste Caboclo – além do calor do sertão, a equipe enfrentou o famoso período de seca em Brasília (apesar de uma chuva de granizo, que surpreendeu a todos₎ e o frio intenso de Paulínia, no interior de São Paulo. Seja qual fosse a condição climática, no entanto, o clima da produção sempre foi o melhor, e o resultado dessa mistura todos vão poder conferir nos cinemas em 2012.

Nenhum comentário: