30/09/2011

Microsoft ganha 444 milhões de dólares anuais com Android

O sistema operacional móvel Android não está se tornando um bom negócio apenas para os parceiros da Google que o utilizam nos aparelhos que fabricam, mas algumas empresas com grandes portfólios de patentes como a Microsoft, estão se beneficiando da boa aceitação desta plataforma entre os usuários.

Cada vez mais, empresas de tecnologia baseiam seus produtos ou qualquer de seus dispositivos neste sistema operacional, e o número de empresas que pagam royaltys para a Microsoft relativos a licenças de uso também aumenta.

Como publicado pela Goldman Sachs, a Microsoft recebe anualmente mais de 444 milhões dólares em taxas de licenciamento. Estima-se que a Microsoft estaria recebendo entre 3 e 6 dólares por cada aparelho vendido que roda o Android.

Entre algumas das empresas que celebraram acordos com a gigante do software e precisam pagar estas licenças estão HTC, Samsung e Casio, mas existem outras menos conhecidas, que também pagar estas royaltys para a Microsoft.

A Microsoft não é a única empresa que está aumentando sua renda, fazendo uso de seu portfólio de patentes relacionados ao Android. Outros gigantes como Oracle e Apple, estão envolvidas em importantes batalhas legais com os fornecedores de tecnologia que usam este sistema operacional.

Ainda que Steve Ballmer, CEO da Microsoft, tenha depreciado o Android em várias oportunidades, este sistema operacional é interessante não só para a Google, mas também para a concorrência.

Nenhum comentário: