29/09/2011

O futuro do iPad brasileiro está ameaçado

A produção do iPad brasileiro foi anunciada pela presidente Dilma Roussef no começo do ano, com previsão de início ainda em 2011. Contudo, as negociações não têm avançado e anúncios de adiamento são constantes.

Entretanto, segundo a Folha, a situação agora pode ficar ainda mais complicada. O BNDES teria recuado da ideia de injeção de dinheiro federal (US$ 12 bilhões) no estabelecimento da fábrica da Foxconn no Brasil. Tal fábrica seria a responsável pela produção dos iPads.

Segundo técnicos do BNDES, após análise, foi notado que a fábrica taiwanesa não faria nenhum investimento, portanto é importante que haja um sócio estratégico nacional no negócio. Porém, o próprio ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, afirmou anteriormente que as empresas brasileiras não possuem “musculatura financeira” para entrar na parceria.

Sem tal parceria com o BNDES, a fábrica de 12 bilhões de dólares e 100 mil funcionários parece uma fantasia distante, uma promessa que dificilmente sairá do papel.

Nenhum comentário: