13/09/2011

Projeto Horticultura: Educação alimentar, ambiental e sustentabilidade

O Mesa Brasil SESC é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável que redistribui alimentos excedentes da produção e comercialização, próprios para o consumo humano com ou sem valor comercial. O Programa é uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta, contribuindo para diminuir o abismo social no país.

O programa tem como visão: Ser referência com uma rede de solidariedade que desenvolve um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional com a missão de contribuir para a segurança alimentar e nutricional dos indivíduos em situação de maior vulnerabilidade, por meio da doação de alimentos, da promoção de ações educativas e da responsabilidade compartilhada entre doadores, entidades sociais e voluntários, em todos os estados do país onde o SESC atua.

O Mesa Brasil SESC desenvolve, sistematicamente, desde 2009 o projeto Horticultura: Educação alimentar, ambiental e sustentabilidade, as atividades de capacitação sobre olericultura básica tiveram parceria do SENAR e o projeto visa a implantação de mini hortas e hortas domésticas, em instituições atendidas pelo programa Mesa Brasil, que demonstrem interesse em cultivar hortaliças em suas áreas ociosas, aproveitando estes espaços para obtenção de alimentos frescos e de alto valor nutritivo, permitindo ainda educação ambiental, desenvolvimento sustentável, promoção de hábitos saudáveis pelo consumo dos produtos cultivados, resgate de hábitos alimentares regionais e locais além de promover um espaço de aprendizado saudável e criativo que proporciona atividades extras como lazer e higiene mental para os seus participantes, uma vez que a própria instituição fornece mão de obra para esta atividade , fazendo com que as palavras cavar, semear,regar e cultivar deixem de ser vistas apenas em dicionários e façam parte da realidade e de hábitos para o público destas instituições.

Mutirões Solidários

“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos” (autor desconhecido)

No decorrer dos cursos de capacitação como desdobramento do Projeto Horticultura, educação alimentar, ambiental e sustentabilidade, foi sugerida pelo próprio grupo, a proposta da realização de mutirões para implantar as hortas domésticas nas instituições que ainda não conseguiram fazê-lo, devido a grande dificuldade de pessoal para esta ação nas instituições. Os mutirões solidários promovem a oportunidade das instituições darem continuidade as ações previstas no projeto e de disseminar a prática da solidariedade no grupo, promovendo maior interação entre os seus participantes.

O projeto conta com 21 voluntários que participam dos mutirões, parceiros como a Coopermulta e o Dispensário Santana. Das 15 instituições participantes 09 já implantaram hortas domésticas em seus espaços, sendo duas delas implantadas pelos mutirões solidários, que continuarão implantando hortas nas demais.

No dia 17/09/2011, será realizado o terceiro Mutirão Solidário que acontecerá na Creche Fabiano de Cristo, com objetivo de implantar mais uma horta que auxiliará a instituição a complementar as suas refeições e trabalhar com seus alunos e a sua comunidade o respeito à natureza e ao meio ambiente, além da importância, para saúde, do consumo de hortaliças.

(Com informações de Flávia Santana Gerente Gerencial do SESC Feira de Santana)

Nenhum comentário: