01/09/2011

Resumo da rodada 20º do Brasileirão: confira o que melhor aconteceu


Por Jorge Kajuru

1- Corinthians consegue vitória dramática sobre o Grêmio, por 3 x 2 . Liedson e Edenilson foram expulsos no segundo tempo e o Timão encerrou o jogo com nove jogadores.

O primeiro gol saiu depois da marcação de um pênalti duvidoso em cima de Emerson. Achei que foi apenas disputa de bola, mas enfim, Chicão foi para a cobrança e marcou.

No final do primeiro tempo, o Grêmio chegou ao empate depois de uma cobrança perfeita de falta por Douglas. No segundo tempo, o Grêmio voltou melhor, mas foi o Corinthians quem marcou 2 gols seguidos, aos 19 e aos 22 minutos, com Paulinho e Ramon.

Depois de uma bobeira da defesa, o Grêmio conseguiu diminuir aos 28 minutos, com André Lima, de cabeça. Com 2 jogadores a mais, o tricolor gaúcho pressionou até o final em busca do empate, mas o Timão soube segurar o resultado e sair com a vitória.

2- Com faixas de apoio e muita força para o técnico Ricardo Gomes, o Vasco derrotou o Ceará pelo placar de 3 x 1, num jogo em que só no primeiro tempo, o Ceará conseguiu segurar o resultado, graças a grande atuação do goleiro Diego, que fechou o gol, fazendo defesas milagrosas.

Mas no segundo tempo, o Vasco voltou melhor, e chegou ao gol depois de grande jogada de Eder Luis, que Elton só teve trabalho de desviar para o gol. Aos 16 minutos, o próprio Eder Luis fez o segundo, após contra ataque puxado por Diego Souza.

No minuto seguinte, o goleiro Fernando Prass tentou sair jogando com a bola, mas acabou perdendo para Michel. A bola sobrou fácil para Washington, que com o gol aberto bateu para o fundo das redes.

Mas nem deu tempo do Ceará comemorar. Em mais uma rápida jogada de ataque, Allan lançou para Felipe Bastos, que foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Élton, que mais uma vez, bem posicionado, desviou para o gol e fechou o placar.

3- O Atlético-GO emplacou a sua quinta vitória consecutiva neste Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira à noite, ao bater o Coritiba, por 3 a 1, no Estádio Serra Dourada.

O fator predominante do time, é sem dúvida, a eficiência nas finalizações. O Coritiba foi melhor durante boa parte do jogo, mas o Atlético-GO soube aproveitar as oportunidades e liquidou a partida.

O goleiro Márcio fez o primeiro, de pênalti, ainda no primeiro tempo. Agenor ampliou, mas Anderson Aquino diminuiu para o Coxa, que partiu pra cima em busca do empate. Já nos acréscimos, aos 48 minutos, num contra-ataque o rápido, Anselmo disparou com a bola do meio-de-campo, driblou Edson Bastos e tocou para as redes, marcando o terceiro gol.

4- Finalmente o técnico Cuca conquistou a primeira vitória sob o comando do Atlético-MG. Depois de seis derrotas seguidas, sendo quatro pelo Brasileirão e duas pela Copa Sul-Americana, o Galo voltou a vencer e derrotou o Atlético-PR, por 1 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba.

No único gol da partida, Magno Alves fez boa jogada individual, invadiu a área e foi derrubado por Wagner Diniz. O árbitro não hesitou e marcou pênalti. Mancini cobrou rasteiro no canto esquerdo de Renan Rocha, que ainda conseguiu desviar, mas a bola tocou na trave e entrou.

Apesar da vitória, o Atlético-MG segue em situação complicada e ocupa a 18ª colocação, com 18 pontos, ainda dentro de zona de rebaixamento.

5- O Cruzeiro foi presa fácil para o Figueirense, que sem dificuldades, venceu por 4 a 2. Além de ser derrotado, o time jogou muito mal e sentiu muito a falta de seus principais jogadores, como o atacante Montillo e o goleiro Fábio.

O Figueirense parecia que jogava em casa, e foi abrindo 2 gols, com Julio César e Elias. Charles ainda diminuiu no primeiro tempo, mas o Figueirense matou o jogo nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, com Wellington Nem, que fez um golaço, e novamente Julio César.

O Cruzeiro tentou uma reação, de novo com Charles, mas parou por aí. Na saída, os torcedores vaiaram muito o time e pediram a cabeça de Joel Santana.

6- O Avaí mostrou que a vitória sobre o rival Figueirense, no último domingo, não foi por acaso. Mostrando bom futebol, derrotou o Flamengo por 3 a 2, nesta quarta-feira, em Florianópolis, alcançando a segunda vitória consecutiva.

O Flamengo chegou ao quinto jogo seguido sem vitórias no Brasileirão, e despencou da vice-liderança para a quarta colocação, com 36 pontos, ficando quatro pontos atrás do líder Corinthians.

O Avaí começou o jogo com tudo e surpreendeu o Flamengo, saindo na frente logo aos três minutos. Robinho pegou rebote da zaga do time carioca após jogada de Romano pela esquerda e bateu forte no canto direito de Felipe, que nada pôde fazer.

Em um lance de pura genialidade, Ronaldinho Gaúcho deixou tudo igual com gol olímpico. Ele cobrou escanteio da direita, Ronaldo Angelim atrapalhou Felipe e a bola entrou direto, no primeiro pau.

No segundo tempo, o goleiro Felipe fechou o gol com grandes defesas, mas aos 24 minutos Felipe não conseguiu evitar que o Avaí voltasse a ficar na frente do placar. Robinho cruzou da ponta direita, Lincoln subiu mais alto que a zaga e cabeceou para o gol, sem chances para Felipe. O gol desarrumou o Mengão, e três minutos mais tarde Rafael Coelho matou o jogo. O atacante recebeu passe nas costas da zaga pela direita, avançou e bateu cruzado na saída de Felipe, fazendo o terceiro do Avaí.

Aos 44 minutos, Ronaldinho Gaúcho aproveitou rebote da zaga após cabeçada de Jael e tocou por baixo do goleiro para fazer o segundo do Fla.

7- Após a vitória sobre o Palmeiras por 3 x 1, o Botafogo entrou de vez na briga pelo título do Brasileirão, e só está 3 pontos atrás do líder Corinthians.

Sem dar nenhuma chance ao Palmeiras, logo aos 3 minutos, após cobrança de escanteio, Herrera subiu mais que todo mundo e cabeceou no ângulo direito do goleiro Deola.

Aos 22 minutos, após cobrança de falta da direita, o zagueiro Gustavo se antecipou à defesa e escorou para ampliar o placar para o Fogão.

No segundo tempo, o Botafogo praticamente administrou o resultado, e mesmo assim, acabou chegando ao terceiro gol. Elkeson conseguiu deixar o Maicosuel em boas condições. o meia então entrou na área, passou pela zaga e tocou na saída de Deola, marcando o terceiro gol.

Somente aos 46 minutos, com Marcos Assunção, para variar, o Verdão chegou ao gol. Após cobrança de falta, a bola desviou na defesa e entrou.

8- O São Paulo perdeu para o Fluminense, por 2 a 1, em pleno Estádio do Morumbi e caiu para a quinta posição no campeonato. Desde que Adilson assumiu o clube, o São Paulo conquistou seis pontos em seis jogos no Morumbi pelo Brasileiro. Por conta disso e da péssima partida do time nesta quarta-feira, ouviu gritos de “burro” vindo da arquibancada. Ao fim do jogo, muitas vaias.

Com um time apático e sem criatividade, o São Paulo logo perdia a bola quando tinha a posse dela e deixava o time carioca mandar no jogo. Depois de duas boas chances, o Flu abriu o placar com Lanzini.

Rafael Sóbis fez o segundo gol do Flu, e o São Paulo praticamente não assustava. Aos 29 do segundo tempo, Dagoberto se jogou na área após desarme de Leandro Euzébio e o árbitro deu pênalti. Rogério bateu e marcou.

Desorganizado e com um jogador a menos, já que Juan foi expulso, o São Paulo não teve nem força, nem inspiração para buscar o empate.

9- Os torcedores do Internacional estavam tranquilos até os 31 minutos do segundo tempo, quando vencia por 3 a 0, mas com uma reação incrível, o Santos fez três gols e conseguiu um empate heróico, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

O jogo começou fácil para o Inter, que marcou logo aos 7 minutos. Após cruzamento na área, a defesa do Peixe parou e o zagueiro Bolívar subiu mais que todo mundo e testou para o fundo das redes.

Melhor no jogo, o Inter fez o segundo aos 19 minutos. Nei, foi até a linha de fundo e cruzou na medida para Leandro Damião. Ele dividiu com Durval e testou para o gol aberto.

No intervalo, Muricy Ramalho tentou aumentar o poder ofensivo do Santos com a entrada do atacante Alan Kardec, já que o time não criou nada na etapa inicial.

Mantendo a calma e a posse de bola, o Internacional chegou ao terceiro gol. Aos 25 minutos, após jogada pela esquerda, Bolívar entrou na área e foi derrubado por Edu Dracena, que puxou a camisa do zagueiro colorado. O meia Oscar, chutando no canto esquerdo de Rafael, ampliou ainda mais a vantagem do time da casa.

Só que o Inter baixou a guarda e achou que o jogo estava resolvido. Não estava. Aos 30 minutos, Borges se antecipou ao goleiro Muriel, após cruzamento de Alan Kardec da direita, e fez de cabeça o seu 13.º gol no Brasileirão – é o artilheiro isolado. Cinco minutos depois, nova jogada pela direita e desta vez foi Alan Kardec que estava na área para chutar rasteiro no canto direito do gol colorado para diminuir o placar.

E o inesperado para os colorados no Beira-Rio aconteceu. Aos 40 minutos, em jogada bem tramada pelo meio, Borges recebeu a bola dentro da área e chutou colocado no canto esquerdo baixo de Muriel para empatar a partida em 3 a 3. Depois, quase que o Santos conseguiu uma incrível virada, mas o chute de Neymar passou perto do gol. 

Nenhum comentário: