30/10/2011

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça leva multidão ao Farol da Barra




A Esquadrilha da Fumaça, grupo especial de acrobacias da Aeronáutica Brasileira, fez mais uma apresentação em Salvador na tarde deste sábado (29). Sete aviões cruzaram o céu no Farol da Barra, formando desenhos e realizando manobras. O evento, organizado pela Base Aérea de Salvador com apoio do Governo da Bahia, atraiu um grande público. O Estado participou do espetáculo reforçando a segurança e colaborando com a infraestrutura e som, além da divulgação do evento.


Muitas famílias, jovens, crianças e fãs da aviação aproveitaram o dia de sol para assistir à exibição. "É realmente lindo ver esses aviões rodopiando, descendo em queda livre. Esses pilotos são realmente muitos bons", disse Davi Silva, 15 anos, que estava acompanhado dos pais.

Antes da apresentação da Esquadrilha, o helicóptero Esquilo, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), fez exibições para o público com movimentos laterais e mergulhos que arrancaram suspiros da plateia. Depois do Esquilo, foi a vez da apresentação do avião de patrulha P3-Órion, mais moderno do mundo, que vai ser responsável pelo patrulhamento do pré-sal. A aeronave, de grande porte, passou num voo rasante sobre o Farol da Barra.


A apresentação da Esquadrilha da Fumaça começou com uma homenagem ao aniversário da Força Aérea Brasileira (FAB). Os pilotos escreveram no céu com fumaça a frase "FAB 70 anos". O espetáculo durou cerca de 40 minutos e, em um dos momentos mais emocionantes, um dos pilotos falou ao vivo com o público. A voz transmitida de dentro do avião foi reproduzida pelo sistema de som montado no Farol. "Essa manobra é para vocês que vieram nos assistir. Queria dizer que é um prazer pilotar aqui em Salvador", disse o piloto, antes que seis das sete aeronaves formassem um coração no céu.

De acordo com o coronel Ary Soares, comandante da Base Aérea de Salvador, a Esquadilha da Fumaça é considerada o melhor grupo de acrobacia aérea do mundo. "Eles fazem manobras que nenhuma outra esquadrilha faz. Estão, inclusive, no Livro dos Recordes e é um privilégio para Salvador tê-los aqui todos os anos".

Nenhum comentário: