25/10/2011

Bienal do Livro da Bahia vai homenagear Jorge Amado e lançar biografia de Glauber Rocha


A Bienal do Livro da Bahia, que acontece entre os dias 28 de outubro e 6 de novembro, no Centro de Convenções, no Stiep, chega a sua 10ª edição com muitos atrativos aos adeptos da leitura. Os ingressos custam R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia).
Jorge Amado é o grande homenageado
dessa edição da Bienal da Bahia
E para comemorar os dez de sucesso do projeto, será feita uma grande homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, que em 2012 completaria cem anos.

Entre as celebrações, serão realizadas diversas atividades culturais, promovidas até dezembro de 2012, para celebrar o nascimento do imortal baiano. Público de todas as idades vai poder participar de bate-papos com personalidades culturais e de atividades recreativas e lúdicas. Intelectuais e especialistas no autor, vão debater sobre suas principais obras.
"A Primavera do Dragão" será
lançado dia 06.11, na Bienal
Outro pensador baiano que será homenageado na Bienal é o cineasta Glauber Rocha que este ano completou 22 anos da sua morte. Para celebrar a sua vida e obra, o jornalista, compositor e escritor Nelson Motta, vai lançar, no encerramento do evento, dia 06 de novembro, a biografia que trata da juventude inquieta do amigo Glauber, "A Primavera do Dragão" da editora Objetiva. 

Conheça os espaços da Bienal do Livro da Bahia:
Café Literário


O Café Literário é a sala de visitas da Bienal do Livro. Nele, o público compartilha ideias, histórias, reflexões e experiências com alguns dos escritores mais representativos do nosso tempo. Para esta edição, foram convidados: Cristóvão Tezza (escritor curitibano que participará da mesa "Minha biblioteca afetiva) e Nelson Pretto (gaúcho  que completa a mesa "Mídias Digitais, e-book: o futuro da literatura").

Livro Encenado
O Livro Encenado é o ponto de encontro entre o livro e o teatro dentro da Bienal do Livro da Bahia. Personagens como Gabriela, Pedro Achanjo, Martim, Brás Cubas e Dona Annita ganharão vida no palco da Bienal. Adelice Souza, dramaturga, diretora de teatro e contista, é a curadora dessa atividade da Bienal. Os atores Luis Miranda, Emanuelle Araújo e Yumara Rodrigues, estão entre os convidados que interpretarão obras de Jorge Amado e Clarice Lispector.

Ciranda de Livros
Este espaço é criado especialmente para as crianças na Bienal do Livro da Bahia, através do teatro, da música e da contação de histórias.

Explorando a literatura infantil através de uma programação voltada para toda a família, histórias mágicas e divertidas serão vivenciadas por todo público. A fantasia será ressaltada através da contação de histórias envolvendo o publico e fazendo dele coadjuvante dessa encenação.

Quem nos chama para rodar nessa Ciranda é A Outra Companhia de Teatro. A Cia de Teatro criou, especialmente para a Bienal do Livro da Bahia, a Colcha de Retalhos, apresentação baseada em três contos infantis: "Lenda das Conchas" de Luiz Antônio Jr, "Edith e os peixes" de Eddy Veríssimo e "O menino que queria virar passarinho" de Luiz Buranga.

Praça de Cordel e Poesia

Nesta edição, contempla, mais uma vez, as diversas faces da poesia baiana contemporânea, além de apresentar ao público, alguns poetas de outros estados e até de outro país. Ao todo serão 83 artistas da palavra que farão, ao longo das dez noites de Bienal, um grandioso espetáculo. A cada noite, a partir das 18 horas, acontecerão três sessões de poesia.

Cada uma com dois ou três artistas e com duração de 50 minutos. José Inácio Vieira de Melo é poeta, jornalista e produtor cultural e curador da Praça de Cordel e Poesia.

A Bienal do Livro da Bahia é o evento literário mais importante do estado. Nesta edição, os visitantes terão a oportunidade de se aproximar dos seus autores favoritos, além de conhecer muitos outros, folhear livros, viajar por lugares desconhecidos e imaginários, participar de atividades culturais que têm o livro e o autor como astros principais.

Nenhum comentário: