31/10/2011

Lula revela receio de estar careca no carnaval

Lula carrega o neto na sacada do seu apartamento em sua primeira apiração pública após a revelação da doença
 Passado o choque do diagnóstico, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viveu neste domingo um dia de ansiedade, à espera da internação e do início do tratamento contra o câncer de laringe que começa nesta segunda-feira pela manhã. Evitou os amigos, mesmo os mais íntimos, e cercou-se da mulher, Marisa Letícia, dos filhos e dos netos.

Não perdeu o bom-humor e as tiradas que marcam sua trajetória. No sábado, ao ter a confirmação de que o tratamento contra o câncer pode fazê-lo perder o cabelo e a barba, reclamou, lembrando que terá em fevereiro, no carnaval, um compromisso inadiável: o desfile da escola de samba Gaviões da Fiel, do Corinthians, seu time do coração.

Recluso, Lula evitou até a varanda do apartamento, de onde sempre vê o movimento na rua e na quadra de futebol ao lado do prédio. Sua única aparição foi num relance, flagrado pelos fotógrafos, em que ele brincava com o neto Pedro, de um ano de dois meses. A única visita foi a do médico, o cardiologista Roberto Kalil, que disse que Lula está animado para o tratamento.

Para a primeira sessão de quimioterapia, os médicos decidiram que o ex-presidente ficará uma noite internado e deve ter alta amanhã. Lula passará por três ciclos de medicação, combinando quimioterapia e radioterapia, com intervalo de 20 dias entre eles.

Na saída do apartamento em São Bernardo, Kalil deu entrevista a pedido do próprio Lula, que, segundo o médico, quer transparência total sobre seu estado de saúde.
- Em nenhum momento percebi que ele esteja temeroso com nada. É um ser humano antes de ser a pessoa pública que é, mas está tranquilo. É claro que ficou assustado.

Lula recebeu o diagnóstico de câncer na laringe com o susto de quem já sofreu com essa doença na família. Sua mãe, dona Lindu, morreu em um hospital público com câncer de útero. Em junho, a irmã mais velha de Lula, Marinete, morreu de câncer no pulmão. Um de seus irmãos, Jaime, teve um tumor na laringe semelhante ao que o ex-presidente enfrenta agora e curou-se. O médico que tratou Jaime faz parte da equipe que cuidará do ex-presidente. É o oncologista Luiz Paulo Kowalski. Para Kalil, esse passado famíliar pode, sim, ter influenciado no desenvolvimento da doença.

Os médicos não garantiram a permanência da cabeleira ou da barba durante o tratamento contra o câncer, mas asseguraram a Lula que, pelo menos até agora, a doença não dá sinais de que vá afetar sua voz. Mas o diagnóstico caiu como uma bomba, e o ex-presidente chegou a levar broncas de Marisa e do cardiologista por ter demorado a fazer um check-up.

- Dona Marisa está tranquila, ela é o braço forte. Quem manda é ela, e acabou - disse o médico.

Neste domingo, amigos que participaram da festa de aniversário de Lula tentavam lembrar se o ex-presidente estava mais rouco do que o habitual. Concluíram que a rouquidão o incomodava mais do que a percepção podia alcançar. Líderes petistas decidiram deixar que Lula descansasse em casa apenas com a família, sem falar muito, já que a biopsia feita no sábado prejudicou ainda mais sua voz.

Um comentário:

Anônimo disse...

o que fas uma pessoa alias qualquer um ate um lixeiro pedreiro pode ser um presidente so so faser um pacto comigo lucifer avisa pro Luis que eu vim buscar ele hahahahahahah.sinsado LUCIFER.