A Nissan deu entrada no segmento de sedãs compactos do mercado brasileiro. Sua incursão acontece com o Versa, modelo derivado do já comercializado March e que usa o batismo estadunidense do Tiida. Feito no México, ele chega aqui sempre com motor 1.6 16v Flex, em três níveis de acabamento. Os preços partem de R$ 35.490, R$ 500 a menos do que estimávamos. Seus principais rivais serão o Chevrolet Cobalt (que chega em novembro), o Peugeot 207 Passion e o Renault Symbol, além das versões mais equipadas de Fiat Siena, Ford Fiesta Sedan, Renault Logan e Volkswagen Voyage.
Com visual próprio, o Versa segue a receita aplicada pela Renault (com Logan e Sandero) e que será usada nos novos Palio e Siena, da Fiat. O desenho traz mais ousadias, como os farois pontiagudos nas extremidades internas, a grade em V estilizado e o para-choque com contornos diferenciados.
Nas laterais, destacam-se a queda mais acentuada do teto e o desenho do vidro traseiro, que remetem aos cupês. A solução favorece ao espaço interno, especialmente para as pernas dos passageiros do banco posterior. Atrás, há soluções como a tampa do porta-malas que chega até as extremidades e as lanternas em formato de bumerangue.
Derivado da plataforma V (de “versátil”), a mesma que dá base ao March e que será aplicada na próxima geração do Renault Clio europeu, o March mede 4,45 metros de comprimento, o maior da categoria, e 2,6 m de entre-eixos (semelhante ao do Logan). A largura é de 1,69 m, com altura de 1,50 m. O coeficiente aerodinâmico é de 0,31 Cx. Já o porta-malas leva 460 litros, podendo ampliar a área de carga com o rebatimento do banco posterior (60/40), item de série na versão SV.
Versões
No mercado brasileiro, o Versa contará com três níveis de acabamento: S, SV e SL. A mais simples parte de R$ 35.490 e traz airbag duplo, computador de bordo, travas elétricas com alarme e acionamento remoto da tampa do porta-malas, tanque com abertura interna, ar quente, conta-giros, desembaçador traseiro, preparação para som e direção elétrica progressiva. As rodas de aço têm 15 polegadas, com medidas 185/65 e calotas, enquanto a grade conta com acabamento cromado. A coluna direção tem ajuste de altura e há aviso sono de luz acesa. Como opção, há o ar condicionado, po R$ 2.500, que eleva seu preço a R$ 37.990.
Pouco acima está o modelo SV, por R$ 39.990. Ele traz os itens do acabamento S, mais ar condicionado, adicionando retrovisores e vidros das quatro portas com acionamento elétrico, sistema de som com rádio CD de dois andares (double-din) e entradas auxiliar e iPod e abertura interna do porta-malas. Há ainda maçanetas externas cromadas, retrovisores na cor da carroceria, entrada Isofix para cadeiras infantis, banco traseiro bipartido e bagageiro com iluminação.
Já a topo-de-linha SL, tabelada em R$ 42.990, oferece os equipamentos do modelo SV, contando ainda com rodas de liga leve de 15 polegadas (185/65 R15), farois de neblina e freios antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica (EBD) e assistência à frenagem (BAS). O interior ainda tem acabamento diferenciado no painel e maçanetas cromadas.
As concessionárias terão uma série de acessórios em oferta. Farois de neblina, sistema de som, tapetes, protetor de cárter e alarme estão entre os itens. Há ainda quatro kits. Por R$ 990, adquiri-se vidros elétricos. O aparelho do pacote Áudio é um CD Player Kenwood com dois alto-falantes e entrada USB por R$ 669. O kit Segurança traz vidros elétricos antiesmagamento e alarme por R$ 1.250,90. Por R$ 1.399, o mesmo pacote traz ainda automatizador.
Com garantida total de três anos, o Versa tem cores azul Onyx, branco Aspen (sólida), cinza Titanium, prata Classic, preto Premium (sólida) e vermelho Fuji. Produzido em Aguascalientes, no México, o sedã tem ainda outras ofertas, como o Nissan Way Assistence, por dois anos, e preço fixo nas revisões com mão-de-obra inclusa.
A cada 10 mil km ou 12 meses, o carro deve ser levado à concessionária para que a garantia seja mantida. Segundo a Nissan, a primeira revisão sai por R$ 149. A segunda (20 mil km) custa R$ 299, com a de 30 mil km tabelada em R$ 249 e a de 40 mil km em R$ 499. A de 50 mil km sai também por R$ 249, enquanto a de 60 mil km sai por R$ 299. Até a sexta revisão, serão gastos R$ 1.744.
Nenhum comentário:
Postar um comentário