16/10/2011

Vettel vence na Coreia e Red Bull ganha título de construtores

YEONGAM, Coreia do Sul, 16 Out 2011 (AFP) -O alemão Sebastian Vettel (Red Bull), campeão mundial desde a semana passada, venceu o Grande Prêmio da Coreia do Sul de Fórmula 1, neste domingo (16) em Yeongam, onde sua escuderia garantiu também matematicamente o título de construtores.

Vettel, que no sábado ficou na segunda posição no treino classificatório, voltou a fazer uma corrida quase perfeita e terminou à frente do inglês Lewis Hamilton (McLaren, 2º) e de seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber (3º), o outro protagonista do sucesso da Red Bull neste domingo.

Entre os brasileiros, Felipe Massa conquistou a melhor posição, terminando em sexto, enquanto Rubens Barrichello (Williams) e Bruno Senna (Lotus Renault) foram 12º e 13º, respectivamente.

Vettel, que garantiu matematicamente seu segundo campeonato mundial no GP anterior, no circuito japonês de Suzuka, comemorou em grande estilo seu título, cumprindo com sua promessa de que a vitória antecipada não iria afetar sua motivação e fome de vitórias no restante da temporada.

Na classificação geral de construtores, a Red Bull acumula 558 pontos, à frente da McLaren, que tem 418, uma diferença de 140 pontos que não pode ser abatida, já que as últimas três corridas do ano podem atribuir apenas 129 pontos às escuderias.

"Sim, sim, sim e sim, outra vez. Sim, e com esta já são dez!", comemorou Vettel, em alusão ao número de corridas vencidas neste ano. "Estou feliz pela forma como a corrida ocorreu. Realmente conseguimos tirar o melhor deste carro", disse.

"Hoje é um grande dia para a equipe. O título de construtores é algo excepcional", afirmou, por sua vez, Webber.

Para a Red Bull trata-se de sua segunda coroa consecutiva, após o título de 2010, quando Vettel também foi campeão na classificação de pilotos, o que confirma a hegemonia atual da escuderia, intocável nesta temporada.

Vettel venceu dez das dezesseis corridas disputadas neste ano e a Red Bull conquistou todas as "poles" da temporada, tendo como única exceção a deste sábado na Coreia, que foi para Hamilton.

"Para mim foi impossível alcançar Sebastian ou superá-lo", admitiu Hamilton após a corrida deste domingo, com rosto sério e decepcionado por não conseguir vencer na Coreia após a "pole" do dia anterior.

O quarto lugar na prova foi para o inglês Jenson Button (McLaren), que voltou a ficar à frente de seu principal rival na luta pela segunda posição na classificação geral, o espanhol da Ferrari Fernando Alonso, que terminou em quinto lugar, à frente de Massa.

O também espanhol Jaime Alguersuari (Toro Rosso) acabou em sétimo lugar, igualando sua melhor posição na Fórmula 1, conquistada neste ano no GP da Itália.

O alemão Nico Rosberg (Mercedes), oitavo, o suíço Sebastian Buemi (Toro Rosso), que foi nono, e o escocês Paul Di Resta, décimo, com seu Force India, completaram a zona de pontuação.

A prova seguinte da temporada de Fórmula 1, a antepenúltima do ano, irá ocorrer no fim de semana de 28 a 30 de outubro na Índia.

Nenhum comentário: