Imagine se Renato Russo fosse seu colega de trabalho, primo, amigo de infância. E respondesse a qualquer indagação ou afirmação do dia-a-dia com versos tirados de sua própria obra - entre eles, trechos das vetustas e clássicas Giz, Será, Vinte e nove, Os anjos, Meninos e meninas e outras canções da Legião Urbana. A premissa absurdamente simples do tumblr de cartuns Renato Era Chato (http://renatoerachato.tumblr.com) vem causando risos e surpresas em alguns leitores, com uma espécie de homenagem-brincadeira.
Lançado na última quarta (23), chegou em pouco tempo a "36 mil visitantes únicos, quase 7 mil compartilhamentos no Facebook, um número absurdo de menções no Twitter e mais de 1600 seguidores no Tumblr", como diz seu co-criador Adriano Brandão, editor-chefe da revista virtual Vem, gente - espécie de Caras das redes sociais - que divide a tarefa com a publicitária e diretora de arte Leticia Faddul, a Leticce, que faz os desenhos. Ela se diz feliz por não ter recebido nenhuma mensagem mal-educada de fãs xiitas da banda. "Devo confessar que estava com medo das pessoas não entenderem. O tumblr acabou agradando os amantes de Legião e os haters... Isso é fantástico", afirma.
LABORATÓRIO POP: Como surgiu a ideia de lançar o tumblr? Em pouco tempo ele já estava sendo bastante comentado no Facebook.
Adriano: Eu ouvia muito a Legião Urbana na adolescência, aprendi a tocar violão com as revistinhas de cifras que vendiam nas bancas de jornal. Esses dias eu fiquei imaginando o Renato Russo soltando essas frases dele em possíveis situações do cotidiano e que poderiam ser bem engraçadas. Aí convidei a Leticce para desenhar as histórias. Nos primeiros roteiros sempre tinha uma frase de fechamento, mas a Leticce conseguiu traduzir muito melhor com as expressões. Quando recebi as tirinhas por e-mail, dei muita risada.
Vocês curtem Legião Urbana? Afinal, Renato, para vocês, era chato ou um gênio? Ou as duas coisas? E por que logo o Renato Russo?
Adriano: Eu estava ontem ouvindo algumas músicas da Legião para fazer os roteiros, algumas músicas eram ao vivo e o Renato sempre falava alguma coisa. O cara vai e me fala algo como "Me adorem, eu gosto de ser adorado". Pô, Renato! hahahahahahahahaha. Escolhemos o Renato porque falar mal do Humberto Gessinger é fácil. Quero ver falar mal de uma lenda, que influenciou gerações.
Leticce: Legião é aquela coisa: você pode odiar, mas já cantou alguma vez na vida com amigos e foi um momento feliz. Ninguém é "imune" a eles, e eles foram (são? ) uma banda muito importante para seu tempo, não dá para ignorar isto. Não odeio Legião, mas também não amo. Respeito, e se tocar no rádio eu não vou mudar a estação. Agora, quanto a ele ser chato ou gênio, imagine você pedir uma receita de bolinho de chuva para o cara e ele responder o que respondeu na tirinha...É um misto dos dois!
As histórias já publicadas seguem uma fórmula. A ideia é que ela seja seguida?
Adriano: O tumblr é mais do mesmo. Vamos fazendo enquanto estivermos rindo muito das histórias - ou até quando rolar um processo. A Leticce tem feito durante a noite as tirinhas e temos algumas guardadas. Mas vamos acabar divulgando tudo de uma vez. Tumblr tem vida curta, igual vida de vocalista de banda com 27 anos. É preciso publicar as tirinhas como se não houvesse amanhã. Porque se você parar pra pensar...
Leticce: Fiz um "template" para facilitar o processo, tanto de desenvolvimento, quanto para dar o timming da piada. Tento manter sempre em três quadros, para não cansar o leitor e pesar no visual. É uma coisa simples e limpa, com cara de meme. O mais engraçado são as pessoas já querendo saber "tem mais prontas? vocês vão postar quando?". Vou fazendo conforme recebo os textos do Adriano e o meu pique à noite. Não é uma coisa que demora muito, me "obrigo" a finalizar uma tirinha no tempo de duração de Faroeste caboclo...Espera, eu disse que não demora? hahaha
Qual o melhor e o pior momento de Renato Russo como letrista?
Adriano: Pra mim, o melhor momento é quando você vê uma rodinha de amigos, com um violão, e a galera toda cantando as músicas dos caras. Tem muita gente que torce o nariz, vai em festival indie por aí, mas tem uma pastinha de músicas da Legião escondida no quarto. Não vou lembrar de um momento ruim como letrista, mas algumas músicas dão uma demorada pra entender, acabar. Ou pode ser que eu seja burro demais pra entender tanta genialidade.
Leticce: Não acho sinceramente que ele era ruim. O cara escrevia coisas boas, bem inteligentes e bem construídas.O problema foi a endeusação exagerada que aconteceu com a Legião, que gerou um desgaste em todo resto do não-tão-fanáticos. Você acaba pegando uma certa raiva da "vibe" e associando indiretamente à banda e ao conteúdo "Já que os fãs são chatos, a banda é chata e a música é ruim". Foi isso que aconteceu.
Que outros artistas nacionais, para vocês, mereciam um tumblr no estilo "fulano era chato" (mas aí sendo chato mesmo)?
Adriano: Renato Era Chato vai ser único, espero. Espero que respeitem o legado desse gênio. Mas seria muito legal fazer um tumblr de pagode, porque as letras são muito profundas, vivas, viscerais.
Leticce: Outro tumblr? Lá se vão minhas madrugadas, hahaha. Um tumblr de pagode como o Adriano falou seria uma boa, mas também um sobre sertanejo pode ser considerado. Tem letras muito, mas muito interessantes de serem trabalhadas nesse universo...
Os ex-Legião Urbana Dado Villa Lobos (guitarra) e Marcelo Bonfá (bateria) sabem da brincadeira? Se sim, o que acham?
Adriano: Meu celular tocou duas vezes ontem, de números desconhecidos, mas não atendi. Acredito que eram meus credores. Se eles ficarem sabendo, acredito que vão dar uma risadinha, reconhecer as situações e preferirem não comentar (o LABORATÓRIO POP tentou contactar Dado por seu empresário Carlos Taran, mas ele e Bonfá fariam participação num show do Jota Quest durante o fim de semana e não podiam falar).
Leticce: Acredito que "ainda é cedo, cedo, cedo" para eles estarem a par da brincadeira. Mas se souberem e quiserem se manifestar - positivamente é claro - ficaremos muito felizes de receber este feedback. Melhor ainda seria eles confirmassem que o Renato fazia isso, imagina que loucura! Então nós seríamos o primeiro tumblr à la Chico Xavier...Melhor eu parar por aqui, hahaha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário