16/11/2011

Samsung se torna o maior fabricante de smartphones

Um relatório divulgado ontem pelo Gartner Group aponta que a Samsung ultrapassou a Nokia em número de smartphones vendidos, tornando-se o maior fabricante do mundo. O estudo indica, também, que as vendas de aparelhos com o sistema Android triplicaram em um ano.

Os dados do Gartner apontam que 60,5 milhões de aparelhos com o sistema operacional do Google foram vendidos no terceiro trimestre. Isso é quase o triplo dos 20,5 milhões comercializados no mesmo período do ano passado. Em um ano, a participação do Android no mercado mais que dobrou, de 25,3% para 52,5%. Já o Symbian despencou de 36,3% de participação para 16,9%. Mesmo com essa queda acentuada, o sistema que a Nokia está abandonando ainda é o segundo mais usado.

Apple

Em terceiro lugar vem o iOS, do iPhone. O sistema da Apple cresceu em unidades vendidas, de 13 para 17 milhões, mas perdeu participação, indo de 16,6% para 15%. Mas é bom lembrar que, no terceiro trimestre, havia a expectativa da chegada de um novo iPhone (que acabou sendo o iPhone 4S em vez do esperado iPhone 5) e de cortes nos preços dos modelos existentes. Por isso, muitos compradores de produtos Apple adiaram a aquisição. Assim, os números da Apple devem ser melhores no quarto trimestre.

A canadense RIM vendeu pouco menos de 13 milhões de unidades da linha BlackBerry no terceiro trimestre, número parecido com o do mesmo período de 2010. Mas vendas estáveis num mercado em crescimento significam, é claro, perda de participação, que caiu de 15,4% para 11%.


Samsung é a número um


Entre os fabricantes, o grande destaque é que a Samsung ultrapassou a Nokia em número de smartphones vendidos, tornando-se o maior fabricante do mundo. Considerando todos os tipos de celulares, porém, a Nokia continua sendo a número um.

A participação da empresa finlandesa caiu de 28,2% para 23,9% no período considerado pelo Gartner. A Samsung manteve o segundo lugar em celulares, indo de 17,2% para 17,8%. Na sequência vêm, com menos de 5% cada uma, LG, Apple, ZTE, RIM, HTC, Motorola, Huawei e Sony Ericsson.


Nenhum comentário: