02/01/2012

Artigo de Geddel: Educação de qualidade em Pernambuco

Com gestão moderna, administração de Eduardo Campos estimula o aprendizado


O aprimoramento da educação é um dos principais desafios da administração pública no Brasil. Nos últimos anos, o governo federal implantou importantes projetos para universalizar o acesso aos ensinos básico, médio e superior. Com isso, houve diminuição no número de analfabetos e ampliação no percentual de brasileiros cursando uma universidade.


Apesar dos avanços conquistados na última década, o Nordeste ainda detém os piores índices de educação do país. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), de 2010, 17,8% da população acima de 15 anos da região são analfabetas. Infelizmente, nesse quesito, a Bahia lidera com mais de 1,7 milhão de pessoas que não sabem ler nem escrever.


Contudo, em alguns estados, boas iniciativas têm ajudado a mudar essa triste realidade. Um exemplo disso pode ser visto em Pernambuco. Com uma gestão moderna e bem estruturada, o governo de Eduardo Campos está investindo na capacitação dos profissionais e em tecnologia para melhorar o aprendizado.


No início deste ano, a secretaria de Educação implantou internet wi-fi e equipou com Data Show 400 escolas estaduais em um projeto piloto. A medida visava tornar as aulas mais dinâmicas e interativas. Bem recebido pela comunidade, o projeto será estendido a todas as 1.112 instituições de ensino da terra do frevo em 2012.


O governo pernambucano oficializou neste mês o Programa Aluno Conectado, que distribuirá 170 mil tablets – computador portátil com acesso à internet e às redes sociais – para estudantes do 2º e 3ª anos do ensino médio em 2012, uma iniciativa pioneira no Brasil. Os equipamentos, que custarão R$ 170 milhões, serão entregues nos meses de março e julho.


Além disso, o estado vizinho reduziu em 17,6% o número de analfabetos entre 2004 e 2009. Enquanto isso, na Bahia, a diminuição foi apenas de 7,5%. Os estudantes baianos ainda sofrem com falta de equipamentos básicos nas salas, péssima qualidade do ensino e desvalorização dos professores. Somos o antepenúltimo entre os 27 estados do país em população com nível superior completo, embora tenhamos o maior PIB da Região.


Por tudo isso, o governador Eduardo Campos foi o melhor avaliado em uma pesquisa que julgou o desempenho dos chefes do executivo dos oito principais estados brasileiros que conseguiram superar a crise e atrair investimentos. Mais uma vez, o representante baiano ficou atrás de Pernambuco e ocupou a última posição entre os analisados.


Precisamos olhar com mais atenção para o desenvolvimento de Pernambuco e ter a mesma vontade de fazer com que a Bahia também seja celeiro do progresso para o nosso povo. Não dá mais para ficar no mundo fantasioso da propaganda e ver o nosso estado perder o seu papel de protagonista da região, que sempre ocupou.


Geddel Vieira Lima é Ex-Deputado e Ex-Ministro da Integração Nacional, atualmente é Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal



Nenhum comentário: