12/05/2012

Festival Cinema pela Verdade, de 29 a 31 de maio, na UEFS - INSCRIÇÕES GRATUITAS‏


A discussão sobre a importância da criação de uma Comissão de Anistia no Brasil, nos moldes de outros países da América Latina, como Chile e Argentina, tem gerado uma disputa política e ideológica acirrada e crescente no país. Claramente polarizada entre os setores da sociedade que não querem revisitar o passado e os que querem trazer à tona a verdade sobre o que aconteceu no período da ditadura civil-militar. O debate sobre a atuação da Comissão de Anistia precisa ser feito por toda a sociedade e não apenas pelos setores interessados, e a ampliação da participação de todos nesta discussão é o que pode, não apenas propiciar a sua consolidação, como também demonstrar a importância do resgate histórico, jurídico, político e humano deste período da história do Brasil.

Nesse sentido, foi criado o projeto Cinema pela Verdade, realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia, que é um minifestival de cinema sobre o período da ditadura civil-militar no Brasil e suas consequências, e acontecerá ao longo dos meses de maio, junho e julho de 2012, em ao menos 81 universidades nacionais, em todas as 27 unidades da federação. A Universidade Estadual de Feira de Santana receberá o festival no mês de maio, entre os dias 29 e 31, e conta com o apoio do Projeto Sala de Cinema, Núcleo de Inovação Tecnológica NIT-UEFS, e do Coletivo Inovacine.

O festival tem como objetivo criar uma mobilização sobre a importância do trabalho da Comissão de Anistia, bem como o de dar maior visibilidade ao acervo material e imaterial já existente no âmbito da Comissão, promovendo assim um resgate deste momento da história do Brasil na memória de professores e estudantes universitários. Na UEFS, foram agendadas 03 sessões com debate, e estima-se uma participação expressiva da comunidade universitária. Foram selecionados 03 títulos da recente cinematografia nacional para compor o festival, e para as discussões haverá participação de profissionais da área do cinema, docentes da instituição e de outras universidades. O evento é gratuito e as inscrições antecipadas podem ser realizadas através do e-mail: cinemapelaverdade.ba@gmail.com, escrevendo o nome "Inscrição" no título da mensagem e enviando os seguintes dados: Nome completo, Profissão, Curso/Instituição (se estudante), e telefone para contato. Maiores informações pelo e-mail ou pelos telefones: (75) 8109-0409 / 9194-9793.

Segue a programação:

29 de maio, terça-feira, 15:30
Filme: “Condor” (2007, Documentário, 106’), direção de Roberto Mader
Debatedores:
Prof. Mestre Diego Carvalho Corrêa (DCHF-UEFS)
Johny Guimarães e Volney Menezes, realizadores do filme “Chuvas de Março”
Profa. Mestra Larissa Penelu Bitencourt Pacheco (DCHF-UEFS)

30 de maio, quarta-feira, 18:30
Filme: “Cidadão Boilesen” (2009, Documentário, 92’), direção de Chaim Litewski
Debatedores:
Prof. Dr. Carlos Eduardo Soares Freitas (DCIS-UEFS)
Prof. Dr. Eurelino Teixeira Coelho Neto (DCHF-UEFS)
Profa. Mestra Márcia Costa Misi (DCIS-UEFS)

31 de maio, quinta-feira, 15:30
Filme: “Hércules 56” (2006, Documentário, 94’), direção de Silvio Da-Rin
Debatedores:
Prof. Dr. Clovis Frederico Ramaiana Moraes Oliveira (UNEB)
Profa. Dra. Maslowa Islanowa Freitas (DCHF-UEFS)
Profa. Dra. Rosane Meire Vieira de Jesus (UNEB)

Local: Auditório 3, Módulo 4
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
Campus: Feira de Santana
Capacidade: 103 pessoas


REALIZAÇÃO:

Imagem inline 3


APOIO:

Projeto de Extensão Sala de Cinema
Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT-UEFS
Coletivo Inovacine


--
Coletivo Inovacine

Nenhum comentário: