13/04/2013

Geddel fala da falta de ação do Estado no combate à seca na rádio Tudo FM

Em entrevista aos jornalistas Samuel Celestino e Daniela Prata, na rádio Tudo FM, nesta quinta-feira (11), o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, falou sobre a questão da estiagem que assola mais de 200 municípios baianos e a pouca ação do Governo do Estado no combate à seca. Ele mostrou ainda alguns dados sobre os recursos hídricos no Estado e o pouco trabalho que vem sendo feito pela atual gestão para o problema.

“Em 2005, a Bahia tinha um Plano Estadual de Recursos Hídricos, que identificou 215 reservatórios no Estado, com capacidade para algo em torno de 100 mil metros cúbicos de água e mais 24 reservatórios com capacidade de acumulação acima de 25 milhões de metros cúbicos, incluindo Sobradinho e Itaparica. E previa a construção, de 2007 a 2020, de cerca de seis outros reservatórios com custo estimado de R$ 640 milhões de reais. Algo muito aquém de muitas das obras que tem sido anunciadas com um certo estardalhaço e que, apesar de não saírem do papel, mostram, ao meu ver, um certo equívoco na sua prioridade”, disse, completando que governos passados já haviam sinalizado algum tipo de ação no combate à seca, como construção de barragens.

 Ainda na entrevista, Geddel lembrou das propaganda do Governo do Estado mostrando o suposto trabalho que estaria sendo feito para levar água mais da metade da população baiana. “Na campanha passada, as televisões, rádios e ruas da Bahia foram anunciadas com outdoors dando como concluído um processo de combate á questão da seca e criando as condições para a convivência com a seca. Anunciaram milhares de barragens, botaram senhoras de idade dando depoimentos emocionados dizendo que estava levando água à mais da metade da população da Bahia. Falava-se em números que eu dizia não serem verdadeiros. Não havia nem tempo para isso. No entanto, na primeira grande seca, veja o que esta acontecendo”, argumentou.Com informações da Assessoria de Imprensa do PMDB da Bahia.

Nenhum comentário: