O número de “professores leigos” no Brasil – que só concluíram o ensino  fundamental ou o ensino médio regular – aumentou em todas as etapas da  educação básica. Dados do Censo Escolar 2009 mostram que 152.454  profissionais dão aulas sem a formação adequada para alunos matriculados  em creches, pré-escolas, ensino fundamental e até ensino médio nas  cinco regiões do País. Eles representam apenas 7,7% dos docentes que  atuam hoje nas escolas brasileiras.
O total é de 1.977.978. Mas, para os  especialistas, as estatísticas são chocantes, porque, após a chamada  “Década da Educação” iniciada com a promulgação da Lei de Diretrizes e  Bases da Educação em 1996, a quantidade de profissionais sem  qualificação necessária para dar aulas não diminuiu e, sim, cresceu. Em  2007, eles eram 6,3% do total de professores da educação básica.
O  primeiro censo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas  Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para traçar o perfil desses  docentes, divulgado no ano passado, mas feito com dados de 2007, revelou  que 15.982 dos profissionais sem formação ideal tinham apenas o diploma  do ensino fundamental. Em 2009, a mesma categoria de docentes caiu para  12.480.
Fonte: BN 
 
 
 
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