31/08/2010

Dilma afirma não ter pretensão de resolver dificuldades de aliados em SP e MG

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou nesta terça-feira que não tem a pretensão de resolver dificuldades de aliados nas disputas aos governos de São Paulo e Minas Gerais. A petista prometeu empenho nas duas campanhas, mas minimizou sua influência na eleição de aliados.

"Eu não acho que eu resolvo o problema. Acho que eleição é uma coisa que tem suas características. Cada Estado tem sua característica. Não tenho pretensão de resolver situação eleitoral em lugar nenhum. Agora, tenho a pretensão de fazer campanha, de ajudar aqueles que são meus parceiros", afirmou.

Dilma disse que pretende dispensar o mesmo tratamento a todos os aliados. "Vou, por exemplo, ao Nordeste, no Ceará, vou ao Rio Grande do Sul, pretendo ir ao Paraná, a Goiânia e ao Norte porque estou estou bem por lá e tenho que agradecer".

As campanhas de Aloizio Mercadante (PT) ao governo de São Paulo e Hélio Costa (PMDB) para o comando de Minas Gerais enfrentam momentos diferentes. Enquanto Mercadante cresce nas pesquisas de intenção de voto, Costa registra queda.

Para dar fôlego à campanha de Mercadante, Dilma deve desembarcar para eventos ao lado do presidente Lula. Os atos políticos devem ocorrer em Guarulhos, Ribeirão Preto, Campinas e Santos.

Segundo levantamento mais recente do Datafolha, divulgado na semana passada, o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, conta com 54% das intenções de votos, contra 20% do petista. Esse índice garante a Alckmin vitória já no primeiro turno.

Em Minas, o presidente Lula deve gravar um novo depoimento para o programa de televisão de Costa e ainda participar de um novo ato. Aliados do PT e do PMDB mineiros pressionam para que a campanha de Dilma seja encerrada em Belo Horizonte para demonstrar prestígio ao peemedebista, que que tem como o vice o ex-ministro Patrus Ananias (PT). Dilma bate Serra por 48% contra 29% entre os mineiros, segundo o Datafolha.

De acordo com a pesquisa em Minas, o candidato tucano, Antonio Anastasia, registrou 29%, contra 43% do peemedebista. No último Ibope, os dois aparecem tecnicamente empatados: Anastasia tem 35%, contra 33% de Costa. Informações da Folha.

Nenhum comentário: