22/03/2011

Conhecendo São Luís, capital do Maranhão

 Caractéristicas


São Luís foi fundada em 1612 por franceses, invadida por holandeses, mas totalmente construída pelos portugueses. Seu famoso conjunto arquitetônico, do Centro Histórico, com cerca de 5 mil imóveis datados dos séculos XVII e XIX, remetem qualquer pessoa a um passado de muita riqueza, onde barões e prósperos comerciantes acumularam fortunas. Tombado em 1997 como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o acervo colonial, abriga, atualmente, lojas, cinemas, museus, teatros, bares, restaurantes e hotéis.

Se a opção é a natureza, basta lembrar que São Luís está localizada numa ilha, cercada de belas praias.

Pontos Turísticos


Lagoa da Jansen - Parque ecológico em torno da mais famosa lagoa de São Luís. São 6 mil metros quadrados de área com restaurantes quadras poliesportivas, ciclovias, pistas para Cooper e muito espaço para quem gosta de ar puro e espaço livre. À noite, a orla da lagoa se transforma no lugar ideal para diversão com barzinhos, boates e pizzarias. O local é um grande centro de convivência, com alta freqüência de moradores e de pessoas que visitam a cidade. Um dos pontos concorridos é o Mirante da Lagoa, de onde se tem uma abrangente visão de parte da cidade de São Luís. 


Praia da Ponta d'Areia - A 4 quilômetros do centro de São Luís. É uma das mais movimentadas. De acesso fácil, conta com hotéis, restaurantes e clubes de reggae. Próxima ao Parque Ecológico da Lagoa da Jansen.


Praia do Calhau - Situada na extensão da Avenida Litorânea. Considerada uma das mais bonitas da cidade.


Praia do Olho d'Água - Chamam a atenção nesta praia a presença de morros e falésias. Seus ventos fortes, de julho a dezembro, a tornam ideal para esportes a vela. Observe-se que em geral todas as praias da cidade possuem, devido a grande amplitude das marés, grandes faixas de areia que se tornam ideais para a prática de esportes com bola, entre tantos outros.


Praia de São Marcos - Fica a 7 quilômetros do centro, no início da Avenida Litorânea. Bastante freqüentada por jovens e amantes do surf. Possui bares em toda a sua extensão e animação noturna.
 

  
Centro Histórico de São Luís - Compreende uma área de 220 hectares de extensão em São Luís, capital do Maranhão. Cerca de 2500 imóveis estão tombados pelo patrimônio histórico estadual, e 1000 pelo IPHAN. Parte desse sítio foi declarado Patrimônio Mundial em 1997, por seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima do local.

A principal característica arquitetônica do centro histórico é mesmo a preocupação com o clima, quente e úmido. Entre as soluções, estava o uso de azulejos na impermeabilização das fachadas de taipa.


 Palácio dos Leões - Sua história confunde-se com a própria fundação da cidade. Em 1612, foi construída pelos franceses a fortificação que recebeu o nome de São Luís, em homenagem ao Rei da França. Em 1615 com a expulsão dos franceses, o forte recebeu o nome de São Felipe, desta vez homenageando o Rei da Espanha. Mas deste antigo forte, hoje, só existem mesmo dois baluartes, São Cosme e Damião. Ostenta um imponente estilo neoclássico e possui rico acervo de gravuras e obras de arte.

4 comentários:

Patrícia Carvalho disse...

São luis terra bela.uma ótima opção de férias,vale apena.

Patrícia Carvalho disse...

Moro na Rio de Janeiro,mas não troco minha Ilha por nada.Amo essa Cidade,vale apena conhecer suas riquezas e encantos.

Anônimo disse...

Estive em SAO LUIS NO ANO DE 2.011. Gostei da cidade, das praias e do centro historico, mas a percebe-se que o mesmo está muito abandonado. Autoridades competentes, não deixem acabar esse patrimonio que é de todos nós
brasileiros|

Jorge Ramiro disse...

Eu tenho um amigo que é dono de ums restaurantes em sp e ele também tem alguns bares lá. As praias são lindas.