Caractéristicas
São Luís foi fundada em 1612 por franceses, invadida por holandeses, mas totalmente construída pelos portugueses. Seu famoso conjunto arquitetônico, do Centro Histórico, com cerca de 5 mil imóveis datados dos séculos XVII e XIX, remetem qualquer pessoa a um passado de muita riqueza, onde barões e prósperos comerciantes acumularam fortunas. Tombado em 1997 como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o acervo colonial, abriga, atualmente, lojas, cinemas, museus, teatros, bares, restaurantes e hotéis.
Se a opção é a natureza, basta lembrar que São Luís está localizada numa ilha, cercada de belas praias.
Pontos Turísticos
Lagoa da Jansen - Parque ecológico em torno da mais famosa lagoa de São Luís. São 6 mil metros quadrados de área com restaurantes quadras poliesportivas, ciclovias, pistas para Cooper e muito espaço para quem gosta de ar puro e espaço livre. À noite, a orla da lagoa se transforma no lugar ideal para diversão com barzinhos, boates e pizzarias. O local é um grande centro de convivência, com alta freqüência de moradores e de pessoas que visitam a cidade. Um dos pontos concorridos é o Mirante da Lagoa, de onde se tem uma abrangente visão de parte da cidade de São Luís.
Praia da Ponta d'Areia - A 4 quilômetros do centro de São Luís. É uma das mais movimentadas. De acesso fácil, conta com hotéis, restaurantes e clubes de reggae. Próxima ao Parque Ecológico da Lagoa da Jansen.
Praia do Calhau - Situada na extensão da Avenida Litorânea. Considerada uma das mais bonitas da cidade.
Praia do Olho d'Água - Chamam a atenção nesta praia a presença de morros e falésias. Seus ventos fortes, de julho a dezembro, a tornam ideal para esportes a vela. Observe-se que em geral todas as praias da cidade possuem, devido a grande amplitude das marés, grandes faixas de areia que se tornam ideais para a prática de esportes com bola, entre tantos outros.
Praia de São Marcos - Fica a 7 quilômetros do centro, no início da Avenida Litorânea. Bastante freqüentada por jovens e amantes do surf. Possui bares em toda a sua extensão e animação noturna.
Centro Histórico de São Luís - Compreende uma área de 220 hectares de extensão em São Luís, capital do Maranhão. Cerca de 2500 imóveis estão tombados pelo patrimônio histórico estadual, e 1000 pelo IPHAN. Parte desse sítio foi declarado Patrimônio Mundial em 1997, por seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima do local.
A principal característica arquitetônica do centro histórico é mesmo a preocupação com o clima, quente e úmido. Entre as soluções, estava o uso de azulejos na impermeabilização das fachadas de taipa.
A principal característica arquitetônica do centro histórico é mesmo a preocupação com o clima, quente e úmido. Entre as soluções, estava o uso de azulejos na impermeabilização das fachadas de taipa.
Palácio dos Leões - Sua história confunde-se com a própria fundação da cidade. Em 1612, foi construída pelos franceses a fortificação que recebeu o nome de São Luís, em homenagem ao Rei da França. Em 1615 com a expulsão dos franceses, o forte recebeu o nome de São Felipe, desta vez homenageando o Rei da Espanha. Mas deste antigo forte, hoje, só existem mesmo dois baluartes, São Cosme e Damião. Ostenta um imponente estilo neoclássico e possui rico acervo de gravuras e obras de arte.
4 comentários:
São luis terra bela.uma ótima opção de férias,vale apena.
Moro na Rio de Janeiro,mas não troco minha Ilha por nada.Amo essa Cidade,vale apena conhecer suas riquezas e encantos.
Estive em SAO LUIS NO ANO DE 2.011. Gostei da cidade, das praias e do centro historico, mas a percebe-se que o mesmo está muito abandonado. Autoridades competentes, não deixem acabar esse patrimonio que é de todos nós
brasileiros|
Eu tenho um amigo que é dono de ums restaurantes em sp e ele também tem alguns bares lá. As praias são lindas.
Postar um comentário