16/03/2011

Emancipação de Almadina e Governador Mangabeira é lembrada por Lúcio na Câmara

O aniversário de emancipação política dos municípios de Almadina e Governador Mangabeira foi tema do discurso do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), nesta quinta-feira (15). Na tribuna da Câmara dos Deputados, o peemedebista relembrou a importância dos dois municípios, que completaram 49 anos.

O deputado recordou a história dos municípios, antes da emancipação política. Com Governador Mangabeira, cidade que leva o nome do ex-governador do Estado, Lúcio falou da antiga Vila das Cabeças, em 1959, quando a coletoria de Cabeças, que funcionava em Muritiba, passou a funcionar no local, devido ao notável aumento da arrecadação municipal. Em 1962, sob a Lei Estadual nº 1939, foi criado o município, situado no recôncavo baiano.

O município de Almadina, no sul da Bahia, foi também citado pelo deputado, que classificou o local como uma das mais belas regiões serranas da Mata Atlântica, oriunda do antigo povoado de Pouso Alegre, que viria a se constituir em vila no ano de 1953 e, posteriormente, por Lei Estadual, em 15 de março de 1962, elevada à categoria de município.

“Dos áureos tempos do cacau, quando o fruto de ouro alavancava a economia de mais de noventa municípios baianos, Almadina, que também usufruía do prestígio das lavouras cacaueiras, viu-se obrigada a redesenhar sua economia, e o fez a duras penas, pois além do desastre econômico, houve também o êxodo dos trabalhadores rurais em busca de oportunidades em outras regiões, o que ocasionou um esvaziamento do município, aprofundando, ainda mais a crise econômica”, afirmou o deputado, ratificando também a forma ávida do povo almadinense, que não se deixou abater e fez das dificuldades pontes para novas conquistas.

“Parabenizo, portanto, a administração de Almadina, na figura de seu prefeito, José Raimundo Laudano, que vem fazendo uma gestão honrada, voltada para os interesses da comunidade. Meus cumprimentos também aos ilustres vereadores, autoridades e população”, concluiu o peemedebista.Com informações da
Asessoria de Imprensa do PMDB da Bahia.

Nenhum comentário: