23/06/2011

Trabalhadores ainda podem sacar PIS

Mais de 17 mil trabalhadores tem até o dia 30 para sacar cerca de R$ 9,3 milhões de rendimentos do Programa de Integração Social (PIS) e o Abono Salarial na Caixa Econômica Federal (CEF). O volume de pessoas corresponde a 8,3% dos 204,2 mil estimados pelo banco para receberem o benefício no Estado. Caso os trabalhadores não busquem o PIS no valor individual de R$ 545, os recursos vão para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Já no caso dos rendimentos do PIS, o valor retorna para a conta do PIS do trabalhador, podendo ser sacado posteriormente apenas em casos de aposentadoria; invalidez permanente; reforma militar; transferência para a reserva remunerada; Aids ou câncer do titular ou de seus dependentes; morte do titular; benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso; e idade igual ou superior a 70 anos.

Como receber
Têm direito ao abono, os que foram cadastrados no PIS ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) até 2005, trabalharam pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2009, recebendo no máximo dois salários mínimos mensais e que o empregador tenha feito a informação correta dos dados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Já os rendimentos do PIS são disponibilizados aos que foram cadastrados no PIS/Pasep até 04/10/1988 e que tenha saldo na conta do programa. Os pagamentos de ambos começaram em agosto do ano passado com base no calendário de nascimento dos trabalhadores.
A Caixa alerta que, quem perdeu esse prazo pode se dirigir à uma das agências do banco, correspondentes CEF ou casas lotéricas até o dia 30, com o cartão do cidadão e receber o benefício. Em caso de dúvidas basta ligar para o 0800-726 0101 ou acessar o site www.caixa.gov.br.

Nenhum comentário: