29/07/2011

Capitão América chega às telas hoje


Quem for assistir ao filme “Capitão América: o Primeiro Vingador’’, que estreia hoje esperando efeitos especiais espetaculares poderá sair frustado do cinema. Afinal de contas, diferentemente de outros longas de super-herois, como “Thor’’ (2011), a produção, que traz o fortão Chris Evans na pele do personagem que tem um escudo como arma, deixa de lado ações mirabolantes para focar a história do heroi.

E o resultado é bastante positivo. Dirigido por Joe Johnston (“Parque dos Dinossauros 3”), “Capitão América’’ narra a trajetória do, até então, fraco e baixinho Steve Rogers, que tenta, sem sucesso, alistar-se no Exército dos EUA em plena Segunda Guerra Mundial.

A vida dele muda quando o doutor Abraham Erskine (Stanley Tucci) cruza seu caminho. Ao conversar com o rapaz, o médico enxerga nele características ideais para ser cobaia de um estudo - o cientista coordena uma pesquisa que transforma meros soldados em super-humanos.

É quando a sorte de Steve Rogers muda. Ao aceitar participar do estudo, ele ganha músculos, agilidade e uma força sobre-humana. No início, porém, torna-se apenas garoto-propaganda do Exército, a fim de angariar jovens para a guerra.

A função do América só muda no conflito a partir do momento em que ele sai vitorioso da missão de recrutar soldados presos pela organização alemã Hidra - liderada pelo oficial alemão Johann Schmidt (Hugo Weaving), o Caveira Vermelha.

Em “Capitão América’’, o roteiro prende o espectador. O elenco é coeso, há diálogos engraçados (sobretudo quando o assunto é a fraqueza de Rogers), romance (entre Capitão América e Peggy Carter, integrante do Exército vivida pela atriz Hayley Atwell) e frases de efeito -como qualquer filme de super-herói que se preze.

Fique atento às participações de Howard Stark (Dominic Cooper) - o pai de Tony Stark, o Homem de Ferro - e do coronel Nick Fury (Samuel L. Jackson). Ele também aparece nos longas “Homem de Ferro’’ e “Thor’’, e será o responsável por juntar os super-heróis no aguardado filme “Os Vingadores’’, que deve estrear em 2012.

Nenhum comentário: