29/07/2011

Dormir muito é bom para a saúde?

Normalmente as pessoas dormem cerca de 8 horas. A maioria das vezes as pessoas sente-se bem após 8 horas de sono, mas às vezes as pessoas dormem muito mais do que isso e sentem-se ainda pior do que antes. Quando você dorme durante longas horas, pode perturbar o ritmo circadiano. Este ritmo circadiano é o que nos indica o nosso tempo de sono. Dormir muito também pode causar dores de cabeça, a sensação de estar com muito sono e problemas de concentração. Isso também pode ser o sinal de que você sofre alguns distúrbios do sono.

Se você dormir por muito tempo você provavelmente não se sente bem porque você não está entrando nos estágios mais profundos do sono, dessa forma o seu corpo tenta compensar dormindo mais tempo. Isso pode ser um sinal de doenças como apnéia do sono e narcolepsia. Quando uma pessoa experimenta apnéia do sono são incapazes de alcançar um profundo estado de sono. Isso acontece porque o cérebro continua a enviar o sinal de acordar, quando enfrenta a falta de oxigênio. Uma pessoa que sofre esta condição terá dificuldade para respirar durante a noite e acordar várias vezes.

A narcolepsia irá causar qualquer sofrimento sonolento, a qualquer momento, mesmo que a pessoa durma mais de 8 horas. Uma vítima de narcolepsia vai adormece durante o dia, mesmo que essa pessoa tenha dormido uma noite de sono completa. Às vezes uma pessoa que dorme muito, não tem condições tão graves e pode resolver o problema tomando mais luz solar. Uma vez que o corpo absorve luz suficiente que irá regulamentar o corpo do ciclo do sono natural, que vai ajudar a pessoa a alcançar um melhor descanso.

Se suspeitar que você está sofrendo de um distúrbio grave do sono, como apnéia do sono ou narcolepsia você deve consultar o seu médico para ter a certeza, para não ameaçar a sua vida.

Fonte: http://cuidadossaude.com/2010/02/dormir-muito-e-bom-para-a-saude/

Nenhum comentário: