21/07/2011

Timão vence, aumenta distância no topo e iguala recorde do Botafogo

O Corinthians se impôs em São Januário, na noite desta quarta-feira, derrotou o Botafogo por 2 a 0, com gols de Liedson e Paulinho, e igualou recorde do próprio adversário ao alcançar a 10ª partida consecutiva no início do Campeonato Brasileiro (em pontos corridos) sem ser batido - desde o começo desse formato, apenas o Botafogo tinha chegado a essa série invicta, em 2007.

O resultado leva o time paulista a melhorar ainda mais sua condição de ponteiro da tabela. Agora com 28 pontos conquistados, o Corinthians abre diferença maiúscula, de sete pontos, para o segundo colocado São Paulo. O Botafogo, por sua vez, permanece com 16, na sexta colocação.

Apesar do placar, a vitória foi dramática. No final da partida, Julio Cesar luxou um dos dedos da mão esquerda e, como o Corinthians já havia feito as três alterações, ele continuou em campo. O goleiro chegou a afastar cruzamento com apenas uma mão e, pouco tempo depois, o volante Paulinho decretou o triunfo corintiano em rápido contra-ataque iniciado pelo meia Alex.

O jogo começou nervoso, especialmente em duelo particular de um dos lados do campo. O lateral esquerdo Fábio Santos, pendurado com dois cartões amarelos, cumpriu a promessa feita durante a semana, de não tirar o pé, e protagonizou duras divididas com o leve atacante Caio.

As constantes trocas de função dos dois jogadores mostravam equilíbrio entre as equipes. Em uma das subidas, o botafoguense passou pelo corintiano e foi derrubado pelo braço do lateral, próximo à área, mas o árbitro não entendeu como falta e concedeu escanteio ao time carioca.

Mais tarde, Fábio Santos também cobrou pênalti do juiz. Mas foi quando o lateral escapou e continuou a jogada que o Corinthians abriu o placar, aos 43 minutos do primeiro tempo. Ele arrancou em velocidade, levantou a cabeça e bateu cruzado, encontrando Liedson, que passou por trás da defesa e apenas empurrou para o fundo da rede do goleiro Jefferson.

Antes do gol, o camisa 9 do Corinthians já havia perdido duas chances. Uma frente a frente com Jefferson, impedido. Na outra, ele se posicionou bem dentro da área, preparou-se para cruzamento que vinha do lado direito do campo e ensaiou uma bicicleta, mas desviou mal a bola.

Já o Botafogo tinha assustado o goleiro Julio Cesar somente em chute de fora da área. O atacante Herrera avançou com a bola dominada e, da entrada da área, carimbou a trave.

Depois do intervalo, a equipe carioca demorou a demonstrar que estava em busca no mínimo de um empate. As melhoras oportunidades vieram a partir dos 20 minutos, em lances de bola parada. Elkeson quase empatou com gol olímpico, mas foi impedido por Julio Cesar.

O Corinthians respondeu seis minutos mais tarde, quando Willian bateu de fora da área, com efeito, e obrigou Jefferson a saltar para fazer a defesa. A grande oportunidade do Botafogo saiu aos 33 minutos da etapa final, em cabeceio de Alexandre Oliveira que parou na trave. O Corinthians também acertou o travessão mais tarde, em belo chute colocado de Emerson.

Nos minutos finais, Julio Cesar machucou dedo da mão esquerda, mas, como o técnico Tite já havia feito as três alterações, o goleiro continuou o campo e ajudou a equipe a suportar a pressão. Depois de uma série de bolas levantadas na área, a equipe paulista engatou ótimo contragolpe: Jefferson ofereceu rebote em chute de Edenílson, e Paulinho definiu a vitória.

Nenhum comentário: