04/11/2011

Conhecedo a Bahia: Trancoso

O pequeno pedaço do paraíso descoberto pelos hippies nos anos 70 continua preservando sua essência idílica. A tranqüilidade das praias e o cenário do Quadrado – a praça central da vila emoldurada por casinhas coloridas, um campo de futebol no meio e uma igreja o fundo – são os mesmos. Trancoso, entretanto, ganhou um upgrade que elevou seus serviços à categoria cinco estrelas - mas sem perder o charme, o astral e a ternura.


O povoado, hoje, tem pousadas sofisticadas, lojas de grife e restaurantes estrelados que atraem ricos e famosos. Mas continua sem iluminação pública no Quadrado, obrigando os estabelecimentos que espalham mesas e redes embaixo das frondosas amendoeiras a acenderem velas quando a noite cai. O centrinho também permanece fechado para a circulação dos carros e algumas praias são acessíveis apenas depois de uma boa caminhada, como a deserta Pedra Grande e a badalada Rio Verde, onde hippies e modernos dividem as areias em harmonia.

Independente dos estilos, as tribos só precisam entender o calendário de Trancoso para não terem o passeio frustrado. Caso o intuito seja fazer festa, escolha o Réveillon, quando o vilarejo fica completamente lotado. Já para curtir a essência tranqüila do local, venha fora de temporada.

Rio da Barra

Repleta de coqueiros, a bonita praia do Rio da Barra tem barracas e pode ser explorada a pé, a partir da praia dos Nativos, ou de carro (acesso pela estrada de terra que leva ao Arraial d´Ajuda).

Costumes e curiosidades de Trancoso

Durante o dia o movimento é muito pequeno no Quadrado. As lojas e os restaurantes da área costumam abrir suas portas somente no final da tarde. Enquanto estiver aguardando o atendimento, aproveite para assistir às partidas de futebol entre os nativos ou às apresentações de capoeira que acontecem no campinho da praça.

Nenhum comentário: