06/01/2012

Dia de Reis e o Reisado


Pórtico dos Reis Magos, em Natal/RN
Hoje é dia de Reis. De acordo com a tradição católica, foi nesse dia que os 3 reis magos visitaram e presentearam Jesus Cristo. Hoje também é marcado o encerramento do período natalino, então pessoal, quem tem árvore de natal, pisca-pisca, e outros enfeites, hoje é o dia de tirar. Quem tem presépio também já pode desarmá-lo.

Desde o natal até esse dia já se tem também a cultura do reisado (ou folia dos reis), que consiste em um grupo de músicos, cantores e dançarinos que vão de porta em porta anunciando a chegada do Messias e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam e dançam. Vão também atrás de oferendas, que pode ser desde uma xícara de café até um prato de comida.

Confesso que quando era pequeno morria de medo deles. Eles chegavam pela noite, já perto da hora de eu ir dormir, e eu ia correndo para debaixo da cama. Hoje na verdade fico admirando. Música bonita, gente muito simpática e dançarinos muito animados.São realmente artistas e é um prazer recebê-los. Inclusive um integrante da minha família (tio) faz parte da folia de reis.

Nas quadras das igrejas também tem festa, onde são servidas comidas típicas e eu adoro. É claro que não devemos nos esquecer da missa.

Em outros países...

Também temos tradição. Em Portugal e Espanha, por exemplo, é comum deixar sapatos na janela com capim dentro, como se fossem os alimentos para os camelos dos reis magos, e - em troca - os reis magos deixariam doces para as crianças.

Acreditem... já tentei fazer isso e não foi nada legal. O vento bateu no meu tênis, ele caiu e alguns cachorros fizeram a festa com urina.

Na França, é consumida uma espécie de torta doce recheada ("Galette des Rois"), principalmente no primeiro domingo de janeiro, onde quem encontra uma fava seca ou grãos de feijão dentro da torta pode ser eleito rei por um dia e até escolher a sua rainha (na brincadeira claro, mas gostei da ideia).

Bem, de qualquer forma, é dia de festa. Para os religiosos, é dia de festa e religião. Quem não é, só de festa mesmo, cultura. E vocês, costumam comemorar o dia de reis?

Fonte: http://www.divulgandoedebatendo.com.br/

Nenhum comentário: