26/03/2012

Ex-integrante da Legião Urbana é morador de rua

Renato Rocha em foto da década de 1980 e hoje 
Renato Rocha gastou todo o dinheiro que ganhou na banda, mas não perde a esperança de voltar aos palcos como baixista

Do estrelato a uma vida anônima, perambulando pelas ruas do Rio de Janeiro. Assim Renato Rocha, ex-baixista da Legião Urbana, banda de sucesso liderada pelo músico Renato Russo (1960-1996), passa seus dias. Com quase 51 anos, ele é morador de rua há cinco. Em entrevista concedida ao Domingo Espetacular, da Rede Record, o antigo astro nem de longe lembra o 'Negrete', apelido pelo qual era conhecido, da época áurea do grupo formado pelos garotos de Brasília. 

Como chegou às ruas, nem Renato sabe, mas assume os excessos no uso de álcool e outras drogas mais 'pesadas'. Com fama de 'brigão', ele foi membro da facção hardcore dos punks na década de 1980. Mas, apesar de todos os problemas vividos, 'negrete' ajudou a compor letras inesquecíveis como Eduardo e Mônica e Geração Coca-Cola, sucessos eternos da Legião Urbana. 

Renato Rocha fez parte da formação original do grupo e participou dos três primeiros discos: 'Legião Urbana' (1985), 'Dois' (1986) e 'Que País É Este' (1987). Ao lado de Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, ele fez fama, ganhou dinheiro e reconhecimento. Mas as drogas e o comportamento rebelde culminaram em sua expulsão da banda. Na época, Dado Villa-lobos explicou, em entrevista, os motivos que fizeram Renato Russo tomar essa decisão. "Basicamente ele saiu porque era muito louco. Ele perdia um vôo aqui, um ensaio ali, até que chegou um dia que a gente disse 'chega' e ele teve que sair", contou. Saiba mais!

Nenhum comentário: