18/11/2008

Colbert: crise entre PT e PMDB só beneficia o ´finado DEM`


O deputado Colbert Filho disse hoje no Programa Carlos Geilson, da rádio Subaé Am, de Feira de Santana, que o clima de desavença entre o PT e o PMDB no governo da Bahia beneficia apenas o Democratas, "o finado DEM", ironizou. Ele disse que o desejo do seu partido é “manter a aliança que ajudamos a eleger comendo sal e poeira em 2006”.
Colbert apoiou a posição do ministro Gedel Vieira Lima que entregou os cargos do partido ao governador Wagner, em artigo publicado hoje no jornal A Tarde, atitude que segundo ele é para deixar o governador mais à vontade diante das manifestações do PT contra a permanência do PMDB no governo.
A eleição de Salvador é um caso isolado e para Colbert não deveria influenciar a manutenção da aliança. Ele acredita que a posição do Governador é pela manutenção, mas citou nomes como o de Geraldo Simões e Luiz Bassuma que já se manifestaram indispostos com o PMDB.
Segundo Colbert o DEM já tem candidato a governador da Bahia e na semana passada o partido foi cobrar de José Serra a manutenção da aliança com o PSDB inclusive para apoiar o ex-governador Paulo Souto o que reforçaria o entendimento de que a aliança do PMDB deverá ser mantida no plano federal e que deveria ser mantida também na Bahia.
Indagado se fará o mesmo com relação à Secretaria de Ciência e Tecnologia, ou seja, entregar o cargo que é ocupado pelo ex-vereador feirense Ildes Ferreira, o deputado desconversou.


Postado pelo jovem: Beto Lopes

17/11/2008

Tarcizistas e Ronaldistas disputam cargos no governo municipal

A tese do terceiro mandato e as dificuldades de montar o Secretariado de Tarcízio Pimenta em Feira de Santana.
O prefeito atual de Feira, José Ronaldo e o eleito Tarcízio Pimenta dirão que não existe um ronaldismo ou um tarcisimo disputando cargos mas uma união de um grupo na Prefeitura de Feira encontrando soluções.
Eles estarão corretos assim falando pois é isso que desejam. Mas não podem esconder com palavras a acirrada disputa que acontece nos bastidores, e até em público, entre aqueles que estão ocupando cargos no governo e os que acham que têm direitos políticos de ocupá-los.
Disputa às vezes explícita, como foi o caso do advogado Milton Brito bombardeando a suposta imunidade do Procurador Geral do Município, Carlos Lucena, que encontra-se há 12 anos no cargo. Brito foi advogado da campanha.
Publicamente, nas rádios, Ronaldo desautorizou o advogado: “Se era insconstitucional porque ele não disse antes?” Em particular teria sido direto com Milton: nem ele sai, nem você vai para o lugar dele.
É a tese do terceiro mandato sendo posta à prova e interpretada à luz dos interesses de cada um dos dois grupos que agora estão unidos no governo.
Uma das interpretações é a de que o prefeito político da Cidade será José Ronaldo tendo Tarcízio como um gestor público dando continuidade a um plano de governo do antecessor. Um respeitando os limites do outro, sem brigas e formatando 2010.

Postado por: Beto Lopes

Fonte: Blog da Feira

16/11/2008

Em noite inspirada de Ibson e Kleberson, Flamengo avasalador senta o cravo no Palmeiras

Meias dão um show de bola, time rubro-negro vence por 5 a 2 no Maracanã e ainda sonha com o título brasileiro
Numa tarde de gala de Ibson e Kleberson, o Flamengo goleou o Palmeiras por 5 a 2, neste domingo no Maracanã. Até o técnico Caio Júnior, que dificilmente continua no clube em 2009, foi festejado pela torcida. Com o resultado, o Rubro-Negro entra no G-4 e ainda sonha com o título brasileiro a três rodadas do fim do campeonato. O líder São Paulo, que venceu o Figueirense por 3 a 1, tem 68 pontos, enquanto o time carioca foi a 63. O Verdão caiu para a quinta posição, com 61.
próxima rodada, o Flamengo vai pegar o Cruzeiro, no Mineirão. O Palmeiras encara o Ipatinga, no Palestra Itália. As duas partidas vão ser realizadas no domingo. Paraíba e Ibson garantem vantagem do Fla!
Os gols foram marcados por Ibson (3), Paraíba (1) e Kleberson (1) coro sua excelente partida!!

Por: Beto Lopes

14/11/2008

Tarcízio cometerá erro histórico se renunciar agora

Pela fragilidade no comando da base aliada na Assembléia Legislativa e pelo temor de se tornar refém do político mais poderoso da Bahia no momento, ministro Geddel Vieira Lima, que do alto das 115 prefeituras conquistadas pelo seu partido, PMDB, se torna o político com maior peso de decisão para a eleição de governador em 2010, finalmente o governador Jaques Wagner selou acordo com o PP (Partido Progressista) cedendo ao mesmo à Secretaria de Agricultura que será ocupada pelo deputado estadual Roberto Muniz, que até então era contrário a participação do partido na base governista.
Essa nova composição foi boa para Feira de Santana, que terá o retorno de Eliana Boaventura à Assembléia Legislativa. Agora Eliana volta ao ninho antigo, já que começou sua vida pública no PMDB apoiada pelo ex-prefeito Colbert Martins sendo opositora ferrenha do grupo do PFL, hoje DEM. Em 2000, levada pelas mãos do deputado federal Jairo Carneiro ao governador da época, Cesar Borges, Eliana, que era suplente, depois de conversar com o governador, se afastou da oposição e ocupou o mandato do deputado Wilson Brito, eleito prefeito de Prado.
No acordo Eliana apoiaria a primeira candidatura de José Ronaldo a prefeito. O resultado do apoio em 2000 chegou em 2002, com o apadrinhamento total do prefeito José Ronaldo à candidatura da nova aliada. Foi a primeira eleição vitoriosa de Eliana, uma vez que as duas anteriores foi decorrente da vacância dos cargos pelos titulares. Na ultima eleição de 2006, a deputada mais uma vez não se elegeu, mas, ficou numa situação privilegiada ao ocupar a segunda suplência da coligação. Depois do pleito, Eliana ocupou os programas de rádio de forma recorrente se queixando do prefeito José Ronaldo, que teria contribuído mais com a campanha do radialista Carlos Geilson do que com a dela própria.
Só falta agora como brinde final de alguém que abandona o grupo para se enfileirar com o governo do PT que ela sempre criticou, dar-lhe antecipadamente este presente, não em janeiro, por obra de Jaques Wagner, mas agora, com uma renúncia desnecessária, forçada ou não, do deputado Tarzício Pimenta.
Será um erro histórico grave para o currículo do deputado, que recebeu implicitamente, através de uma bela vitória de primeiro turno, a permissão de só interromper o seu mandato de deputado estadual para no dia seguinte assumir o cargo de mandatário da segunda maior cidade da Bahia, fora disso é Tarcízio manchar o seu vitorioso histórico político.

Fonte: Folha do Estado

13/11/2008

COMO A VIDA DEVIA SER

Eu acho que o ideal seria que as pessoas nascessem velhas e morressem crianças. O homem nasceria com 90 anos, ia ficando mais moço, mais moço, até morrer de infância. Nascendo com 90 anos, você aos 65 se casaria com uma mulher de 59, mas e a recompensa? A cada dia, a cada semana, a cada mês, ela ia ficando mais nova, mais nova, até se transformar numa gata de 20. Entendeu? E, depois do casamento, vocês dois ficariam noivos, seriam namorados, até chegar ao amor infantil, branco e desinteressado... mãos dadas... (no máximo) e apagando das árvores, os corações entrelaçados.Você nasceria rico, aposentado e sábio. Começaria a ganhar cada vez menos... até entrar para a Faculdade para ir desaprendendo tudo e ir ficando mais ingênuo e mais puro. Depois a bicicleta, o velocípede, desaprenderia a andar, esqueceria como engatinhar, o voador, o cercadinho... do cercadinho pro berço, as fraldinhas molhadas, três gotas de Otalgan para a maldita dor de ouvido, o chá de erva doce para a dorzinha de barriga...a mamadeira de água, o peito da mãe e, num dia qualquer, pararia de chorar. Com o tempo correndo para trás, a humanidade regrediria nos séculos até aparecer o último homem: Adão. Último-primeiro quando então, pegando-o na mão, ao invés de soprar sobre ele Deus inspiraria o homem outra vez para dentro de si mesmo.

Chico Anísio

Postado Por: Dijavan Carvalho

Surfando Karmas & DNA

Surfando Karmas & DNA (Humberto Gessinger)

Quantas vezes eu estive cara a cara com a pior metade?
A lembrança no espelho, a esperança na outra margem
Quantas vezes a gente sobrevive à hora da verdade?
Na falta de algo melhor nunca me faltou coragem
Se eu soubesse antes o que sei agora erraria tudo exatamente igual...
Tenho vivido um dia por semana acaba a grana, mês ainda tem
Sem passado nem futuro, eu vivo um dia de cada vez
Quantas vezes eu estive cara a cara com a pior metade?
Quantas vezes a gente sobrevive à hora da verdade?
Se eu soubesse antes o que sei agora iria embora antes do final...
Surfando karmas e DNA
Eu não quero ter o que eu não tenho não tenho medo de errar!
Surfando karmas e DNA
não quero ser o que eu não sou eu não sou maior que o mar...
Surfando karmas e DNA...
na falta do que fazer, inventei a minha liberdade!!
Surfando karmas e DNA
não quero ter o que eu não tenho não tenho medo de errar
Surfando karmas e DNA
não quero ser o que eu não sou eu não sou maior que o maaaaaaar...ô...ô ô

Por: Dijavan Carvalho

TV Cultura


A TV Cultura é uma emissora de televisão brasileira com sede em São Paulo, capital do estado homônimo. Emissora pública de caráter educativo e cultural, foi fundada em 15 de junho de 1969 na capital paulista, gerando programas de televisão educativos que são transmitidos para todo o Brasil via satélite e através de suas afiliadas em diversas regiões do Brasil.
É mantida pela Fundação Padre Anchieta, uma fundação sem fins lucrativos que recebe recursos públicos, através do governo do estado de São Paulo, e privados, através de propagandas, apoios culturais e doações de grandes corporações.
A Cultura procura expressar seu caráter público de programação, declarando sua independência em relação ao Estado ou a qualquer grupo privado.(existem controvérsias e questionamentos eventuais sobre o real cumprimento destes papéis).

A Rede Pública de Televisão, formada pela união da TVE Brasil (RJ) com a TV Cultura (SP), foi extinta no dia 2 de Dezembro de 2007, data da inauguração da TV Brasil, a TV pública do Governo Federal Brasileiro. Com isso, São Paulo e outros estados brasileiros passaram a transmitir apenas o sinal da TV Cultura.
Por: Dijavan Carvalho

Comercio abre vagas para emprego temporário

Os meses de novembro e de dezembro são marcados pela contratação temporária de funcionários, nas empresas comercias de Feira de Santana. O movimento intenso no comércio por causa das festas de fim de ano, exige por parte dos empresários um número maior de mão de obra para atender a demanda de consumidores. As pessoas que estão desempregadas encontram oportunidade para entrarem no mercado de trabalho novamente ou pela primeira vez para adquirirem experiências. E muitas empresas desejam contratar pessoas com a intenção de efetivar no emprego.
De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista José Carlos Moraes Lima, "as empresas de Feira de Santana estão contratando por um período de 30 dias. E só a partir de janeiro é que se pode definir se a empresa irá efetivar ou não as pessoas." José Carlos ainda complementou afirmando sobre as contratações do mês de junho:"em São João já forma contratados muitos indivíduos, onde estes já se encontram efetivados. Em outras situações, os empregadores distribuem feris para os funcionários mais antigos e acabam dando oportunidade para novos trabalhadores"; ressalta Lima.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista, José Carlos comenta a respeito da crise econômica mundial ter interferido na contratação de trabalhadores temporários: "A crise não interferiu no comércio varejista, ela foi mais no macro do que no varejo. O comércio cresceu e várias empresas vieram para Feira de Santana. O Natal é o melhor momento pra as vendas do comércio. Os preços estão estáveis, nada estar fora da normalidade"; explica Lima.
José Carlos Moraes Lima informa sobre a empregabilidade do ponto de vista geral em Feira de Santana: "Existem empresas que contrataram cerca de 260 empregados de uma única vez. Atualmente a cidade possue mais de 20.000 empregados no ramo do comércio varejista. Feira de Santana é a 3ª maior cidade que deu mais emprego na Bahia segundo o IBGE, se teve demissões empregou também. Além disso, arrecadou mais ISMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)"; esclarece Lima.


Por: Beto Lopes

12/11/2008

Petrobras registra recorde de exportação em outubro

Recorde anterior de vendas externas tinha sido atingido em abril.Mais de 65% do volume foi exportado para o mercado americano.
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (3) que atingiu recorde de exportação no mês outubro, com a contabilização de vendas médias diárias de 574 mil barris para o exterior, somando 17,806 milhões de barris de petróleo vendidos no mês passado.

O volume supera em 42 mil barris diários a marca anterior, atingida em abril, o que equivale a uma expansão de aproximadamente 7,89%.
O novo recorde da Petrobras acontece justamente no momento em que a perspectiva de uma forte desaceleração na economia derrubou o preço do petróleo no mercado internacional. O barril da commodity atingiu seu preço mais alto em julho de 2007, em mais de US$ 140. Ao final de outubro, o barril já custava menos da metade desse valor.
Por: Beto Lopes


11/11/2008

Feira é destaque do Bolsa Família



O desempenho do programa Bolsa Família em Feira de Santana está sendo destacado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome dentre os 10 melhores em execução no país, de um total de 5.571 municípios brasileiros. Os dados foram apresentados pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, durante coletiva à imprensa, na manhã de ontem (10), em seu gabinete.
Conforme avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Feira de Santana está entre os municípios com melhor desempenho na "realização das ações de saúde e nutrição e no acompanhamento das condicionalidades das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família". É o único município baiano nesta seleta lista e também um dos três municípios nordestinos.


DESTAQUE: O prefeito José Ronaldo informa que o destaque de Feira de Santana no ranking das cidades brasileiras que atingiram melhor nível de assistência à saúde para famílias que participam do Programa Bolsa Família foi informado pelo Governo Federal, através de e-mail encaminhado às secretárias Lúcia Miranda (Desenvolvimento Social) e Denise Mascarenhas (Saúde), presentes durante a coletiva juntamente com o secretário de Comunicação Social, Anchieta Nery.
Além do programa Bolsa Família, Feira de Santana também foi destaque, durante duas vezes com o título de Amigo da Criança durante o Governo Princesa do Sertão. "Nestes últimos oito anos, Feira avançou muito em seus programas. Poucos municípios brasileiros com população de 600 mil habitantes têm tantas unidades de saúde e dois hospitais mantidos pela Prefeitura.
Também temos maiores índices de tratamento e combate à tuberculose, inclusive com entrega de cestas básicas para as pessoas em tratamento, implantada por este governo", ressaltou José Ronaldo.

Fonte: Folha do Estado
Postado por: Beto Lopes

Eliana diz que aliança política não é com Tarcízio mas com Feira

Ao ser indagada como vai ficar sua aliança com o DEM em Feira respondeu que ela é aliada de Feira e que Feira está em primeiro lugar


A ex-deputada Eliana Boaventura disse ao Blog da Feira que ela vai continuar “aliada de Feira de Santana” ao ser indagada sobre sua aliança com o prefeito eleito pelo Democratas em Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, diante da evidência de que o PP já aderiu ao governo Wagner.
A deputada confirmou as negociações e praticamente confirmou o ingresso do PP na base do governo Jaques Wagner afirmando que nesta terça-feira (11) pela manhã está marcada uma reunião com o governador Wagner e a cúpula do PP quando certamente será batido o martelo e anunciada a adesão. Espera-se o anúncio do deputado Roberto Muniz como secretário de Agricultura, mas a futura deputada não confirmou nem desmentiu.
Eliana comentou sobre a fidelidade partidária que a obriga a seguir as decisões do PP, sempre pontuando que o fato dela assumir uma cadeira na Assembléia Legislativa vai beneficiar politicamente a cidade de Feira de Santana. “Lá eu vou abrir caminhos para Feira de Santana. Feira está em primeiro lugar”.
A deputada repete mais ou menos o que disse da primeira vez em que foi aventada a possibilidade do PP aderir ao governo, antes mesmo do início das eleições municipais. O acordo não vingou e o deputado Roberto Muniz foi candidato e Eliana apoiou Tarcízio Pimenta em Feira.

Fonte: Blog da Feira

Postado por: Beto Lopes


Grávidas podem exigir pagamento de despesas


As grávidas podem, a partir de agora, exigir na Justiça que os futuros pais sejam responsáveis pelas despesas médicas e de alimentação durante todo o período de gestação e no nascimento do bebê, conforme prevê a Lei nº 11.804/08, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada nesta quinta-feira (6) no Diário Oficial da União.
Pelo texto, o juiz poderá determinar que o futuro pai seja responsabilizado pelo custeio das despesas baseado apenas em indícios de paternidade. “Convencido da existência de indícios de paternidade, o juiz fixará alimentos gravídicos que perdurarão até o nascimento da criança”, diz o Artigo 6º.

A lei estabelece ainda que, após o nascimento da criança, as despesas médicas e de alimentação poderão ser transformadas em pensão alimentícia em favor do bebê até que o pai ou a mãe solicite sua revisão na Justiça.

Postado por: ßєтσ LσÞєs ø

Obama vai à Casa Branca como presidente eleito


O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, já está na Casa Branca com sua mulher, Michelle, para sua primeira visita à residência oficial depois da sua vitória nas eleições. O casal Obama -sem as filhas Sasha e Malia- foi recebido pelo atual presidente, George W. Bush, e pela mulher dele, Laura.
Obama, de 47 anos, que venceu as eleições depois de dois anos de campanha prometendo 'mudança' - principalmente em relação às questões econômicas e externas de Bush -, vai deixar a política de lado no encontro.Bush disse que vai fazer o que puder para ajudar Obama na transição. 'Garantir que essa transição ocorra sem falhas é uma prioridade importante no meu tempo restante no gabinete', disse Bush no sábado, em seu discurso semanal no rádio.
'Nas próximas semanas, vamos pedir a autoridades administrativas que informem a equipe de Obama sobre as principais políticas em curso, do mercado financeiro à guerra no Iraque', disse.
Bush disse que manterá Obama informado sobre decisões importantes que tomar nos próximos dois meses, particularmente em questões como a economia e o Iraque.
Obama deixou claro que Bush é o presidente até o dia 20 de janeiro e disse que buscará formar um governo rapidamente e se preparar para 'já chegar trabalhando' quando tomar posse.

Por: ßєтσ LσÞєs ø

*Da Redação, com informações do G1redacao@portalibahia.com.br