30/11/2010

Santos chega a acordo com turcos e fecha com Elano por 3 anos

Após um longo período de negociação, o Santos enfim conseguiu fechar a contratação de Elano. O clube entrou em acordo com o Galatasaray nesta terça-feira e terá no meio-campista sua principal aquisição para a próxima temporada. O time alvinegro acertou com os turcos a compra definitiva do atleta, que assinou um vínculo de três anos.

No último sábado, o clube do litoral paulista enviou à Turquia dois de seus diretores mais influentes: Pedro Luis Nunes Conceição, de futebol, e Luciano Moita, do departamento jurídico. O objetivo dos dirigentes era convencer a cúpula da equipe de Istambul a liberar o jogador, uma das principais estrelas do time turco.

Com o desfecho feliz da negociação decretado, o volante vestirá a camisa alvinegra nas próximas temporadas e será o grande reforço para conquistar o tricampeonato da Libertadores. O valor das negociações beira os R$ 6,5 milhões (2,9 milhões de euros) e o Santos deverá ter a ajuda de investidores para arcar com os custos.

Elano, 29 anos, foi revelado no Guarani e jogou no Santos entre 2001 e 2004. No clube alvinegro, venceu os Campeonatos Brasileiros de 2002 e 2004 e fez história ao lado de craques como Diego e Robinho. Ainda disputou a Copa do Mundo de 2010 com a Seleção Brasileira, sendo eliminado nas quartas de final após revés contra a Holanda.

Ceteb abre mais de 1.100 vagas para cursos técnicos de nível médio

Várias cidades da Bahia abriram inscrições para mais de mais de 7 mil vagas em cursos técnicos de nível médio. As inscrições vão até o dia 10 de dezembro e são feitas exclusivamente pela internet. As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico no dia 16 de dezembro. Faça sua inscrição.

Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho (antigo CETEB) e mais outros 50 Centros Territoriais, Centros Estaduais e unidades que oferecem Educação Profissional (EP) na capital e no interior da Bahia abriram nesta segunda-feira (29) as inscrições para os cursos técnicos de nível médio na rede pública estadual.

CLIQUE AQUI, ESCOLHA SUA CIDADE E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Das 7.982 vagas existentes, 1.120 são para Feira de Santana. A inscrição será feita exclusivamente no Portal da Educação até o dia 10 de dezembro. Os cursos são da modalidade articulação subsequente - para quem já concluiu o ensino médio e quer voltar a estudar e fazer um curso técnico de nível médio e obter qualificação e formação profissional. Podem se inscrever apenas pessoas que concluíram o ensino médio em escola pública até este ano. Saiba mais.

Secretaria anuncia fim do sorteio eletrônico para escolas da rede estadual


A Secretaria da Educação da Bahia inicia, nesta quarta-feira (1º), a matrícula para o ano letivo de 2011. O estudante ou o seu responsável deve efetivar a renovação da matrícula na rede estadual no período de 1º a 30 de dezembro.

O calendário prossegue até o mês de janeiro, quando começa a matrícula para alunos egressos das redes municipais e privada, além das movimentações e transferências da própria rede estadual.


Este ano, a realização da matrícula pode ser feita em qualquer escola. A mudança é possível devido ao investimento na implantação do Sistema de Gestão Escolar (SGE), que, dentre as suas funções, centraliza todas as ações ligadas à matrícula, evitando duplicidade ou registros incompletos.

Fim do sorteio eletrônico
Outra novidade para a matrícula 2011 é o fim do sorteio eletrônico, que era realizado nos colégios Thales de Azevedo, Teixeira de Freitas e Raphael Serravale, na capital, e no Colégio Modelo, em Feira de Santana.

A exceção na utilização do sorteio eletrônico fica apenas para a Educação Profissional na modalidade subsequente para quem já concluiu o ensino médio (inscrições abertas até dia 10 de dezembro) e para as escolas conveniadas com a Polícia Militar (inscrições de 3 a 7 de janeiro de 2011).

Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos:

Original do histórico escolar ou atestado de escolaridade
Original e cópia da certidão de registro civil ou RG para fins de conferência
Original e cópia do comprovante de residência
 Duas fotos 3 x 4 recentes
Para a Educação Profissional, é exigido ainda original e cópia do CPF

Bruna Surfistinha: Trailer oficial é lançado

Marina Silva é eleita personalidade do ano

A senadora Marina Silva (PV-AC) será homenageada na noite desta terça-feira (30), como Personalidade do Ano em Sustentabilidade no Prêmio “Jornalistas & Cia / HSBC de Imprensa e Sustentabilidade”. Trata-se de uma categoria especial na cerimônia que vai apontar jornalistas e veículos que, ao longo de 2010, se destacaram na produção de reportagens sobre o tema. A escolha da ex-presidenciável se deve, na opinião dos membros do conselho consultivo do prêmio, ao fato de ela ter colocado a sustentabilidade na pauta das eleições presidenciais e por ter obtido uma votação expressiva, terminando o primeiro turno em terceiro lugar com mais de 19 milhões de votos.

E foi pouco


Reinauguração da praça da Kalilândia


Os canteiros desgastados pelo tempo, a antiga iluminação e as ruas calçadas na praça Coronel Tertuliano Almeida (praça da Kalilândia) e ruas vizinhas deram lugar a um novo cenário. O que se vê agora é uma praça totalmente urbanizada, ruas pavimentadas com Concreto Betuminoso 
Usinado a Quente (CBUQ) e sinalizadas, Internet gratuita, iluminação metálica e novo ajardinamento. 

Os moradores e comerciantes do bairro que presenciaram todas estas mudanças observam atentos à nova praça e, ao serem questionados sobre os investimentos, agradecem a Prefeitura de Feira de Santana pela “maravilha que se tornou a praça da Kalilândia”. O equipamento será reentregue à comunidade na noite desta terça-feira (30), com shows musicais dentro das comemorações dos festejos natalinos.Secom

3D no Orient Cineplace

A Orient Cinemas deve instalar em breve o sistema 3D no Multiplex do Boulevard Shopping, o Orient Cineplace, mais especificamente na sua maior sala, a 4, de 264 lugares.

O sistema 3D (três dimensões) é considerado a coqueluche tecnológica do momento. O sistema, criado nos anos 50 foi abandonado na época por falta de tecnologia. Foi recuperado em 2009 pelo cineasta James Cameron através do filme “Avatar”.

As sessões com projeção tridimensional permitem ao espectador a sensação de estar mais próximo de uma cena e em determinadas ocasiões, até dentro dela.

Os filmes 3D atuais são animados por computador e chegam ao cinema por meio de um HD, que é acoplado ao projetor, que depois faz a conversão do sinal digital.
Fonte: Blog Demais

Malvino Salvador e Márcio Garcia estão cotados para "Insensato Coração", diz jornal


De acordo com informações do jornal Extra, os nomes de Malvino Salvador e Márcio Garcia estão no páreo para substituir Fábio Assunção na novela "Insensato Coração". O novo intérprete do vilão Leonardo deve ser divulgado ainda esta semana.

Malvino está longe das novelas desde Caras & Bocas e atualmente está em cartaz com a peça Mente Mentira no Rio de Janeiro. Márcio já interpretou vilões de sucesso como Marcos, em Celebridade.

Assunção se afastou da novela alegando que não tem a disponibilidade necessária para cumprir a carga horária de um protagonista.

Carlos Alberto de Nóbrega renova contrato com o SBT até 2013

Carlos Alberto de Nóbrega pode estar chateado com o SBT, que pretende reduzir os gastos de produção do humorístico "A Praça é Nossa", mas em relação ao seu contrato com o SBT já foi renovado há um mês.

Com isto, a possibilidade dele deixar a emissora – no momento – é inválida. Seu novo vínculo com a emissora de Silvio Santos vai até fevereiro de 2013.

Ação contra o tráfico deve aumentar procura por tratamento de dependentes, diz psiquiatra

A atual ofensiva das forças de segurança contra o tráfico no Rio de Janeiro certamente trará consequências para o universo dos usuários e dependentes das drogas, segundo o psiquiatra Jairo Werner, professor das universidades Federal Fluminense (UFF) e do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pelas leis do mercado, a droga tende a ficar mais cara, com a apreensão de toneladas de cocaína e maconha em centrais do tráfico, como as que funcionavam no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro, desmanteladas no último fim de semana.

Com base na experiência no tratamento de jovens envolvidos com a droga, através de um serviço que mantém na UFF, Jairo Werner espera que haja uma procura maior pelo tratamento e mesmo uma inibição do consumo. “Acho que vamos ter um efeito positivo, principalmente naqueles que ainda não são dependentes, que consomem a droga ‘só de onda’ e que a gente espera que larguem o uso. Já para os dependentes, que têm síndrome de abstinência, eu recomendo que procurem uma ajuda terapêutica, porque essa é uma oportunidade para trabalhar isso”, diz.

Werner acredita que prostituição e pequenos furtos venham a ser os crimes mais praticados pelos dependentes que se recusarem a buscar tratamento e não tiverem mais condição financeira de adquirir a droga. “Realmente existe esse risco, e por isso, a gente apela para que eles busquem ajuda e alerta o poder público para a necessidade de criar meios para atender a essa clientela”, adverte o psiquiatra.

“Não basta só invadir o morro. É preciso dar assistência a todos os que gravitam em torno do tráfico, o que vai desde as pessoas que estão na dependência química, como também nos que, direta ou indiretamente, vivem da droga”, ressalta.

Autor de várias publicações sobre saúde e educação, no Brasil e no exterior, Jairo Werner diz temer que a sociedade veja a questão da droga apenas como uma luta contra os bandidos. “Quem alimenta o traficante é o usuário, por mais que as pessoas neguem esse argumento. É claro que não vamos condenar à prisão os consumidores de drogas, mas sem dúvida elas precisam tomar consciência e buscar tratamento.”

O contato com o serviço de assistência terapêutica a dependentes de droga, mantido pela UFF, pode ser feito pelo telefone (21) 2629-9605.

Antes de viajar, Dilma discute transição com líderes do PMDB

A presidenta eleita Dilma Rousseff se reuniu por cerca de uma hora na manhã de hoje (30) com lideranças do PMDB, na Granja do Torto, onde Dilma está morando durante o período de transição. Estiveram na casa o presidente do Senado, José Sarney (AP), o senador Renan Calheiros (AL) e o presidente da Câmara e vice-presidente eleito, Michel Temer (SP).

Logo após a reunião a presidenta eleita deixou a residência oficial de campo da Presidência da República com destino à Base Aérea de Brasília, onde embarca, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Pará. Dilma Rousseff acompanhará Lula na inauguração das eclusas da Hidrelétrica de Tucuruí, a 390 quilômetros de Belém.

Os três peemedebistas saíram da residência oficial de campo da Presidência da República sem falar com a imprensa. O partido aliado tem seis ministérios na gestão de Lula e negocia com Dilma como será a participação no próximo governo, que terá início no próximo ano.

No governo de Dilma, a legenda quer se manter em pelo menos cinco ministérios: Cidades, Minas e Energia, Agricultura, Integração Nacional e ainda uma nova pasta que reuniria as áreas de portos e o setor aéreo. Em troca, o partido aceitaria perder os ministérios da Integração Nacional e das Comunicações.

Meia do Guarani diz que diretor corintiano vai mandar dinheiro para time de Campinas vencer o Fluminense

O meio-campista Moreno, do Guarani, disse ter sido procurado nesta segunda-feira (29) por um “influente diretor” do Corinthians no intuito de pagar para que o time de Campinas faça um esforço extra para vencer o Fluminense no próximo domingo (5).

Em entrevista ao jornal Lance!, o jogador do Bugre – revelado pelo Corinthians - desmentiu as declarações do presidente do Timão, Andrés Sanchez, que havia dito que o Corinthians não gastaria dinheiro para “dar novo ânimo” a outra equipes.

- Um diretor muito influente lá do Corinthians me ligou, dizendo que eles vão oferecer dinheiro para a gente. Eu até li no jornal que o Andrés não iria oferecer, só que esse diretor disse que o Corinthians vai nos enviar dinheiro, sim.

Independentemente da “ajuda” que o Alvinegro possa enviar, Moreno se mostrou receptivo à ideia de ajudar o time do Parque São Jorge. Para ele – que foi rebaixado neste ano com o Guarani -, um possível título do Corinthians vai dar mais força ao futebol de São Paulo.

- A gente comenta em ajudar o Corinthians sim, principalmente porque é um time paulista.

Na rodada do próximo domingo, a última do Brasileirão, o Alvinegro depende de um tropeço do Fluminense jogando em casa, no Engenhão. Caso o Tricolor empate, o Timão precisa obrigatoriamente vencer o Goiás para ser campeão. Se os cariocas perderem, os corintianos podem empatar que ficam com a taça.

Com exclusão da Eletrobras, superávit primário do setor público em outubro fica em R$ 9,7 bilhões

O setor público consolidado, formado pelos governos federal, estaduais e municipais, registrou superávit primário – economia feita para o pagamento de juros da dívida – de R$ 9,738 bilhões, em outubro, segundo dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (30). Esse resultado já exclui o Grupo Eletrobras do cálculo, com revisão da série histórica desde dezembro de 2001. No mesmo mês de 2009, o esforço foi maior: R$ 13,763 bilhões.

De acordo com o BC, o resultado primário do mês passado foi o mais baixo desde outubro de 2005 (R$ 8,458 bilhões). Mesmo assim, o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, considera que o superávit foi “bom porque todas as esferas [do setor público] contribuíram”.

“Em anos de eleições, a gente sabe que há certa deteorização dos resultados fiscais. Em outubro, essas instâncias [governos estaduais e municipais] começam a ter resultado melhor”, disse Lopes.

No mês passado, o Governo Central (Tesouro, Banco Central e Previdência) contribuiu com R$ 7,233 bilhões, o resultado mais baixo para o período desde outubro de 2005 (R$ 6,322 bilhões). Lopes destacou que aumentaram os investimentos do governo federal. Os governos estaduais apresentaram superávit primário de R$ 2,048 bilhões, enquanto os municipais ficaram com R$ 466 milhões. Juntos, eles tiveram superávit primário de R4 2,514 bilhões, o maior para o período desde outubro de 2008 (R$ 2,839 bilhões). As empresas estatais, excluídos os grupos Petrobras e Eletrobras, tiveram déficit primário de R$ 9 milhões, o pior desde outubro de 2007, quando houve déficit de R$ 691 milhões.

O resultado primário é a diferença entre as receitas e as despesas, excluídos os juros da dívida pública. Ao serem incluídos os gastos com juros, tem-se o resultado nominal, que teve déficit de R$ 6,366 bilhões. O pagamento de juros no mês passado ficou em R$ 16,105 bilhões, o resultado mais alto desde outubro de 2007 (R$ 16,155 bilhões).

Em relação a setembro desde ano (R$ 16,159 bilhões) houve desaceleração dos gastos com juros. Segundo Lopes, apesar do aumento do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que corrige parte da dívida, houve essa redução porque outubro teve um dia útil a menos do que setembro.

No acumulado deste ano até outubro, o pagamento de juros somou R$ 157,309 bilhões, o resultado mais elevado da série histórica, iniciada em dezembro de 2001. A relação entre esse resultado e o PIB ficou em 5,42%. Em 12 meses encerrados no mês passado, os gastos com juros somaram R$ 186,950 bilhões (5,37% do PIB).

De janeiro a outubro, o superávit primário ficou em R$ 86,677 bilhões, o que representa 2,99% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país. No mesmo período de 2009, o resultado primário foi de R$ 52,339 bilhões ou 2,04% do PIB.

Em 12 meses encerrados no mês passado, o superávit primário é de R$ 99,106 bilhões, correspondentes a 2,85% do PIB. Com a exclusão do Grupo Eletrobras, a nova meta do governo para este ano passa a ser 3,1% e não mais 3,3% do PIB.

O déficit nominal ficou em R$ 70,632 bilhões no período de janeiro a outubro do ano passado. Esse valor representou 2,44% do PIB. Em 12 meses encerrados em outubro, o déficit nominal ficou em R$ 87,845 bilhões (2,52% do PIB).

Xuxa tatua o nome da filha, Sasha, e divulga foto na internet

Segundo a apresentadora, nova tatuagem mostra o que ela tem “dentro do coração”

A apresentadora Xuxa fez uma nova tatuagem.

Depois de homenagear a filha com um sol na nuca, a apresentadora resolveu deixar ainda mais evidente a sua paixão pela pequena: tatuou também o nome da garota, Sasha, no pulso esquerdo.

Em seu site oficial, a rainha dos baixinhos falou sobre a tattoo.

- Só quis colocar para fora o que todo mundo já sabe que está dentro do meu coração.

No final do ano passado, Xuxa já havia tatuado um sol com a letra S, de Sasha, no centro. Na época, a loira contou que fez isso para mostrar que a filhota é a luz da sua vida.

Além dos desenhos em homenagem à pequena, Xuxa também tem um golfinho tatuado no cóccix.

Sandro Rocha, destaque de "Tropa de Elite 2", é novo contratado da Record

O ator Sandro Rocha, 36 anos, revelação em Tropa de Elite 2, jamais imaginou que se tornaria um pop star. Ele, que há um ano ganhava a vida como vendedor – negociou de móveis estilizados a gás industrial, paralelo aos trabalhos  na TV e no teatro - provou a revolução que o filme, até agora com mais de 6 milhões de espectadores, causou na sua carreira.

O intérprete do major Rocha, chefe de milícias no longa de José Padilha, é o novo contratado da Rede Record. Segundo informações do jornalista Flávio Ricco, do UOL, ele fará parte do elenco da novela de Cristianne Fridman, que estreia em abril.

Oficial: Globo comunica afastamento de Fábio Assunção de "Insensato Coração

Em reunião agora à tarde com a direção da Rede Globo, o ator Fabio Assunção solicitou o seu afastamento da próxima novela das oito, Insensato Coração. Com o início da primeira semana de gravação em estúdio, o ator avaliou que, neste momento, não tem a disponibilidade necessária para cumprir a carga horária deste protagonista.

A emissora concordou em dispensá-lo, mas pretende contar com ele em outras produções e estuda quem vai substituí-lo na novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

O cronograma de gravações dos demais núcleos de Insensato Coração será mantido pelo diretor Dennis Carvalho.

Passione: Gerson revela que gosta de "sexo sujo"; folhetim não supera recorde de audiência

Fim do mistério! No capítulo desta segunda-feira (29) de "Passione", depois de muito hesitar, Gerson (Marcello Antony) finalmente revelou qual o segredo que guarda em seu computador: ele é viciado em sites pornográficos, bem como, tudo o que é mais sujo em relação a sexo.

Na cena que foi ao ar nessa segunda-feira, 29/11, Gerson contou ao profissional o que o faz ficar horas a fio compenetrado diante da tela de um computador:

"Eu te disse que fui despertado muito cedo para o sexo. Eu era muito novinho. Primeiro foram os jornais, notícias sobre o fechamento das zonas de prostíbulo. Aquelas mulheres pobres, maltratadas, sendo presas, crimes sexuais, estupros... Eu lia tudo com muito interesse...", ele começou, enquanto o psiquiatra ouvia a tudo bastante atento.

Na adolescência, eram as revistas proibidas, com imagens explícitas, que o excitavam: "Era um prazer enorme me esconder para olhar aquilo".

Gerson contou ainda que também era atraído pelo cheiro dos banheiros públicos: "Eu via o que acontecia ali dentro entre os homossexuais, eu não queria participar, mas eu via, olhava... Fascinado... Eu tinha pavor de que me prendessem, que me descobrissem, mas eu não conseguia sair dali. Aquele cheiro, aquela atmosfera fétida, suja, proibida... Mexia muito comigo, me fascinava".

O piloto já havia revelado ao psiquiatra que sofreu abusos na infância, o que pode ter contribuído para desenvolver o vício que Gerson tem hoje. Na ocasião, ele fez a seguinte confissão: “Foi quando eu tinha uns seis ou sete anos. Eu fui abusado, doutor, abusado.”

Ao entrar em detalhes, Gerson descreveu como tudo acontecia: “Tinha uma mulher que trabalhava lá em casa. Era gorda... Um dia, ela me levou para o quarto dela e ficou nua na minha frente. Pediu para que eu a tocasse.”

Ibope

No quesito audiência, o capítulo revelador de "Passione" não conseguiu superar o recorde de 42 pontos alcançados com a morte de Saulo (Werner Schünemann). Segundo dados prévios na Grande São Paulo, nesta segunda-feira (29/11), o folhetim registrou uma média de 38 pontos. Cada ponto representa aproximadamente 60 mil domicílios na capital paulista

Alencar passa bem após 16ª cirurgia

O vice-presidente da República, José Alencar, está respondendo bem ao pós-operatório da cirurgia feita no último sábado (27) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para correção de obstrução intestinal e enterorragia decorrentes de nódulos tumorais. A equipe médica informou que Alencar deve continuar no hospital por pelo menos mais uma semana. “ Se tudo correr bem, ele poderá sair entre sete e 10 dias, mas a internação pode ser estendida”, disse o médico Roberto Kalil Filho. Segundo o médico, Alencar deve ser encaminhado para a unidade semi-intensiva em três dias. O tratamento de quimioterapia deve ser retomado em 10 dias. Essa foi a 16ª cirurgia feita pelo vice-presidente.

29/11/2010

Senso ao Censo

Do blog de José Roberto de Toledo

Os números definitivos do Censo 2010 começam a ser divulgados hoje pelo IBGE. Levará meses para que todos os dados sejam processados e tornados públicos. Riqueza e diversidade de informações como as que vêm por aí, para todos os municípios, só de dez em dez anos.

Por enquanto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística deve divulgar os dados de população total dos 5.565 municípios brasileiros, a divisão por sexo dos moradores e a localização de sua residência, se rural ou urbana.

Parece pouco, mas já basta para escanear o Brasil literalmente de A a Z, de Abadia de Goiás à catarinense Zortéa. Do maior município, São Paulo e seus 10,7 milhões de habitantes, ao menor deles, Borá e seus 805 moradores.

As novas informações devem corrigir eventuais erros detectados nas tabelas publicadas em 4 de novembro no Diário Oficial da União. Algumas merecem investigação de outros órgãos públicos, como a Justiça Eleitoral.

Há casos mais do que curiosos. Em Dom Pedro de Alcântara (RS), na região metropolitana de Porto Alegre, há 31% mais eleitores do que moradores: 3.335 a 2.538. A diferença é recorde nacional, em termos proporcionais.

Confrontando-se os dados do TSE com os do IBGE, percebe-se que esse fenômeno se repete em outros 115 municípios brasileiros.

Eles têm “excedentes” de eleitores que variam de 1.410, como em Severiano Melo (no oeste potiguar), a apenas dois (em Professor Jamil, no sul de Goiás).

A gaúcha Dom Pedro e a catarinense Ermo se destacam por outra proeza: houve mais gente comparecendo para votar no primeiro turno das eleições deste ano do que os recenseadores do IBGE encontraram morando nas duas cidades.

Não se deve tirar conclusões precipitadas. Ambos os municípios perderam população na última década. Pode ser que esses cívicos dom-pedro-alcantarenses e ermenses tenham se mudado para outra cidade mas não transferiram seus títulos de eleitor. Surpreendente é terem voltado para votar.

Tão ou mais importante do que comparar os resultados do Censo a outras bases de dados municipais, é extrair senso das informações.

O Estado começou ontem a transformar números em histórias, numa série de reportagens de Lourival Sant’Anna. Ele narra os casos de municípios muito distintos e distantes, mas que sintetizam os vetores do crescimento do Brasil neste século.

Rio das Ostras (RJ) foi o que mais ganhou população, proporcionalmente, entre 2000 e 2010 - e sem artifícios demográficos. Isto é: exclui-se da conta o drama da paulista Balbinos, que viu sua população triplicar de uma hora para outra após a instalação de um presídio.

O balneário fluminense é a Xangrilá de milhares de funcionários e prestadores de serviço da Petrobras que se mudaram para a região de Macaé por causa da indústria do petróleo. Só para Rio das Ostras foram 65 mil novos moradores em dez anos.

A exploração mineral é uma das locomotivas das migrações internas. Por emprego em um canteiro da Vale ou por um barranco de garimpo, dezenas de milhares de pessoas desembarcaram nas paraenses São Félix do Xingu, Canaã dos Carajás, Parauapebas e Tailândia na última década.

Outro vetor capaz de transformar uma pacata cidadezinha em uma cidade média em menos de dez anos é o agronegócio. Motor demográfico do Centro-Oeste, alavancou municípios como Rio Verde, Rondonópolis e Sorriso.

Foi a soja que colocou Sapezal no mapa de Mato Grosso. Um pequeno pedaço da fazenda dos Maggi (família do ex-governador Blairo) virou uma cidade que cresce 8,28% ao ano. Quem pode reclamar da transformação do cerrado em plantação são os índios Parecis, que dão nome à chapada onde fica o município.

A outra ponta dessa corrente migratória está no oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e no centro ocidental paranaense. É de lá que ainda partem muitos dos novos moradores do Centro-Oeste. São regiões que estão perdendo gente há décadas, mas não são as únicas.

Nada menos do que 30% das cidades brasileiras têm menos moradores hoje do que tinham em 2000.

Algumas cederam população para a criação de novos municípios, mas a maioria das 1.648 que decresceram viu seus habitantes partirem em busca de novas plagas.

Mas isso é assunto para outra coluna.

Mais de 20% já não se lembram a quem deram voto



Em dia de eleição, a lei proíbe o consumo de álcool. Pesquisa feita pelo TSE indica, porém, que um pedaço do eleitorado pode ter votado de pileque.

Entre os dias 3 e 7 de novembro, pesquisadores da Justiça Eleitoral realizaram 2.000 entrevistas em 136 municípios.

Um pedaço do questionário destinou-se a aferir o taxa de amnésia do eleitorado. Muitos dos entrevistados pareceram sobreviventes de uma ressaca.

Diz o TSE que 23% dos eleitores já não se lembram em quem votaram para deputado estadual.

Outros 21,7% não têm a mais remota idéia dos candidatos em quem votaram para deputado federal. Senado? 20,6% não souberam declinar os nomes.

O questionário não previa, mas os pesquisadores poderiam per perguntado: A eleição foi outro dia e você já com amnésia? Decerto pensaram: Ah, esquece!

- Serviço: Aqui, a íntegra da pesquisa do TSE, cuja margem de erro é de dois pontos.
- Em tempo: Ilustração via sítio do Orlandeli.

Ricardo Teixeira é acusado de ‘corrupção’ no exterior

A três dias de anunciar as sedes das Copas do Mundo de 2018 e de 2022, a Fifa é sacudida por um escândalo.

Presidente da CBF e membro do Comitê Executivo da Fifa, o brasileiro Ricardo Teixeira encontra-se no epicentro da encrenca.

Acusam-no de ter recebido propina de uma empresa de marketing esportivo chamada ISMM/ISL 

Veiculada pelo jornal suíço ‘Tages-Anzeiger’, a notícia foi ecoada pela TV britânica BBC.

De acordo com a denúncia, além de Teixeira, foram beneficiários de subornos outros dois dirigentes:

Os presidentes da Confederação Africana de Futebol, Issa Hayatou; e da Confederação Sul-Americana de Futebol, o paraguaio Nicolás Leoz.

Entre 1989 e 1999, a logomarca ISMM/ISL usufruiu dos direitos exclusivos da Copa do Mundo.

Entre outros benefícios, a excluvidade rendeu à empresa milionários contratos de transmissão televisiva dos jogos.

Em 2001, a empresa foi à breca em meio a denúncias de que os contratos foram untadeos com o pagamento de propinas.   

Ao esquadrinhar os malfeitos, a Procuradoria da Suíça chegou a um documento confidencial.

A peça contém uma listagem de 175 pagamentos. Coisa de US$ 100 milhões. Em reais: cerca de R$ 172 milhões.

Em entrevista ao programa 'Panorama', da BBC, um ex-dirigente da ISMM/ISL, Roland Buechel, corroborou as suspeitas.

A lista de pagamentos sujos inclui uma companhia sediada no paraíso fiscal de Liechtenstein.

Chama-se Sanud. Recebeu 21 pagamentos. Somados, totalizam US$ 9,5 milhões. Ou R$ 16 milhões.

A BBC recorda: “[Ricardo] Teixeira era fortemente ligado à mesma [Sanud], conforme CPI [feita] no Senado brasileiro mostrou”.

Procurado, Ricardo Teixeira não quis comentar as acusações. A Fifa tampouco se pronunciou.

Campus da Uefs ganha iluminação natalina

Pelo terceiro ano consecutivo, o campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) receberá iluminação natalina especial composta por mais de 250 mil lâmpadas. As comunidades interna e externa estão convidadas para apreciar a execução do projeto de iluminação a partir desta quarta-feira (1º/12), às 18 horas. “Trata-se de uma bonita decoração de luz e cor que vale a pena ser visitada”, salienta Eduardo Moura, prefeito do campus.

A Uefs recebeu luzes e armações de árvores coloridas que chamam a atenção do público desde a entrada do pórtico do campus universitário. Mais adiante, no bosque de pau-brasil, foram instaladas duas árvores de luz e um Papai Noel desenhado também à base de luzes coloridas descendo entre elas.

Nas entradas de cada um dos sete módulos acadêmicos foram colocados anúncios de boas-festas. No canteiro central - a chamada Alameda dos Oitis - todas as 87 árvores tiveram os troncos iluminados. A decoração se estende pelos módulos administrativos, prédio da Biblioteca Central, praça do Engenho e da Arte, além do CPD. Ascom/Uefs

População de Feira cresceu quase 16%

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (29), os números definitivos do Censo 2010. Em Feira de Santana, segundo o levantamento, residem 556.756 pessoas. Destas, mais de 91% (510.736) vivem na cidade e cerca de 8% (46.020) nos distritos.

Na segunda maior cidade da Bahia, o número de mulheres (292.725) é um pouco maior que o de homens (264.031).

Em comparação com a última edição do censo populacional, realizado em 2000, a população de Feira aumentou em 75.807 habitantes, um crescimento de 15,76%. No começo da década, 480.949 viviam na Princesa do Sertão. (BF)

Getúlio Barbosa é o novo Secretário de Saúde

O vereador e médico Getúlio da Silva Barbosa é o novo secretário de Saúde. Ele substitui ao advogado Rafael Pinto Cordeiro, que passa a auxiliar no Gabinete do Prefeito. O anúncio foi feito pelo prefeito Tarcízio Pimenta, no início da tarde desta segunda-feira (29), durante coletiva no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

Ao anunciar a mudança na composição do secretariado, o prefeito Tarcízio Pimenta observou que a escolha do nome do vereador para gerir a Secretaria de Saúde levou em consideração alguns aspectos. Dentre ele, a experiência na área de saúde pública, já tendo atuado como secretário da pasta no período de 1993 a 1994, no governo do então prefeito João Durval Carneiro, e depois de José Raimundo de Azevêdo, que como vice-prefeito completou o mandato, de 1994 a 1996.

Magoado, Marcelinho desabafa: 'Foi a maior vergonha da minha vida'

Marcelinho Carioca, um dos maiores ídolos da história do Corinthians, disse ter passado no domingo a “maior vergonha de sua vida”. O ex-jogador disse ter sido convidado para ver o jogo do Timão contra o Vasco, no Pacaembu. Mas ao chegar no estádio, o seu nome não estava na lista de convidados. O que, segundo o ex-atleta, causou um grande constrangimento, tendo que esperar na porta do local por mais de 40 minutos. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o Pé de Anjo criticou o presidente corintiano Andrés Sanches. Ele afirma que o dirigente o trata de uma maneira na frente da torcida e de outra quando está longe dos holofotes.

- A história de sacanagem e trairagem (citada no twitter do atleta) é porque na frente da torcida, onde eu sou respeitado, o Andrés me trata de um jeito. Mas quando não está na frente das câmeras, nos bastidores, ele me trata de outro jeito. (Enquanto estava na porta) Conseguimos falar com a secretária, mas ele disse que estava dando entrevista para uma revista masculina e que não poderia ver aquilo na hora. Eu não sou falso e não gosto que sejam comigo. Falar que eu posso e depois me fazer passar por isso...

Ele explica que, apesar de ter um acordo com o clube e com uma das patrocinadoras do Timão, ao chegar no Pacaembu, seu nome não estava na “lista”.

- Foi a maior vergonha da minha vida. Havia sido feito um acordo com uma patrocinadora, e quando eu cheguei lá meu nome não estava na lista. Eu fiquei lá na porta por mais de 40 minutos, com os torcedores me vendo, me dando apoio, mas isso me deixou indignado. Globo Esporte

Seminário CF 2011

Aconteceu neste domingo 28/11 no Colégio Padre Ovídio, o seminário da campanha da fraternidade de 2011 com o tema: Fraternidade e a Vida no Planeta, e o lema: A Criação Geme em Dores de Parto (Rm.8,22), estiveram presentes representando várias paróquias: padres, seminaristas, religiosas, agentes de pastorais, e vários leigos que se aprofundaram no tema, O Movimento Água é Vida e a Cooperativa de reciclagem falaram de suas experiências, oportunidade foi apresentado o projeto "ÁGUA VIVA" sobre a coleta de óleo de fritura em seguida os professores Evandro e Eloi fizeram a palestra sobre o tema e a coragem de muda a realidade em que vivemos em relação ao meio ambiente. após a explanação das palestras foi franqueada a palavra aos participantes os quais deram sua contribuição referente aos temas explanados. em seguiram foram formados sete grupos para sugerirem propostas que iremos trabalhar em diversas comunidades da Arquidiocese de Feira de Santana.
Agradecemos a todos que contribuíram na organização deste seminário e contamos com os mesmos para a avaliação que será realizada no dia oito de Dezembro na casa São Paulo localizada na rua Castro Alves, 1270.

28/11/2010

A penúltima rodada

30 gols, três por jogo!

Média de público na casa dos 19 mil por jogo.

O melhor público, no Castelão, com 39 mil torcedores.

A vaga de campeão segue vaga, mas com espaço para três cores.

Uma vaga na Libertadores ainda está em disputa: primeiramente pelo Grêmio e pelo Botafogo, que jogam na útima rodada entre si, em Porto Alegre.

Quem ficar no G4 tratará de torcer pelo Independiente contra o Goiás na disputa da Copa Sul-Americana.

Uma vaga na Segunda Divisão ainda está em disputa entre Vitória e Atlético Goianiense, que também jogam na última rodada entre si, no Barradão.

Fluminense, Grêmio e Vitória são os candidatos do blog para acabar o ano em festa.

Sirva-se


FOTO: torcida atende ao pedido de Túlio e eterniza sua imagem em muro


Na última vez em que esteve em General Severiano, na última segunda-feira, Túlio Maravilha manifestou o desejo de ver uma imagem sua ao lado da de outros ídolos do Botafogo num muro em frente à sede. A torcida não demorou para atender o pedido, e no último sábado já era possível ver a figura do artilheiro, ao lado de Donizete, na reprodução da dupla de ataque campeã do Brasileirão de 95

É impossível ser feliz sozinho

Receita: Picanha suína ao molho de laranja

Ingredientes
1 Kg de picanha suína
2 xícaras (chá) de suco de laranja
½ xícara (chá) de vinho branco
Sal
1 cubo de caldo de costela
3 dentes de alho
1 galho de alecrim
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
Azeite para regar
Ingredientes para acompanhamento - Pimentão Recheado
Pimentões coloridos
1 xícara (chá) de tomate cereja
1 xícara (chá) de azeitonas pretas
1 xícara (chá) de uva passa
Tomilho
Preparo
Tempere a picanha. Em seguida coloque em uma panela e deixe dourar na manteiga e azeite. Corte os pimentões ao meio e retire o “miolo”.Em seguida coloque o recheio e leve para assar por 15 minutos na temperatura 180º.
Tempo de Preparo: 45 minutos

Receita: Medalhão de Frango


Ingredientes

6 filés inteiros de frango cortados em cubos grandes
Bacon fatiado em tiras finas e compridas
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de páprica
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1/2 xícara de vinho branco seco
1 tablete de caldo de frango
1 colher (sopa) de maisena
1 xícara de creme de leite

Preparação

Pegue os cubos de carne de frango e tempere a gosto
Circule cada pedaço com uma fatia de bacon, prendendo-a com um palito
Misture a farinha de trigo com a páprica sobre um prato, e passe os filés recheados nesta mistura
Numa frigideira, derreta a manteiga em fogo 
médio, e doure os filés de todos os lados
Adicione o vinho e o tablete de caldo, diminua bem o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, ou até que estejam macios
Retire os palitos
Misture a maisena e o creme de leite numa xícara e adicione aos poucos ao líquido da frigideira, mexendo
Cozinhe até engrossar, misturando constantemente

Tempo médio de preparo: 1 Hora
Rendimento: 6 porções

26/11/2010

Menino que chorou no Pacaembu visita o clube e conhece Felipão

O menino Dudu encontrou o presidente Belluzzo e Felipão, na Academia
O menino Eduardo Kenji, de oito anos, comoveu muitos palmeirenses ao ser flagrado pelas câmeras de televisão chorando, na derrota do Palmeiras para o Goiás, por 2 a 1, na quarta-feira. Após a eliminação do time da Copa Sul-Americana, que causou surpresa e grande frustração na torcida do Verdão, ele foi convidado para conhecer o elenco.

Nesta sexta-feira, Dudu esteve na Academia de Futebol e trocou as lágrimas por um sorriso no rosto. Ele conheceu de perto o técnico Luiz Felipe Scolari e o presidente Luis Gonzaga Belluzzo, segundo informações do site oficial do clube. E recebeu uma camisa personalizada com seu o nome.

O choro de Dudu lembrou uma cena que ocorreu há 11 anos. No entanto, naquela ocasião o choro do menino Enzo foi de alegria. O jovem torcedor do Palmeiras se emocionou no Palestra Itália ao ver sua equipe conseguir uma virada história contra o Flamengo, por 4 a 2, garantindo a classificação alviverde para a semifinal da Copa do Brasil de 1999. Com dois gols de Euller nos acréscimos, o Verdão conseguiu o que parecia impossível e levou os torcedores à euforia total.

Até quando?


Rivaldo, de letra!



Professor universitário e Procurador de Justiça aposentado, Hugo Cavalcanti Melo, 77 anos, fez justiça.
Justiça a Rivaldo, um dos mais completos jogadores da história do futebol mundial, melhor jogador da Copa de 2002 segundo Luís Felipe Scolari e, modestamente,também segundo este blogueiro, jamais reconhecido devidamente por ser introspectivo e antimarqueteiro por definição.

Pois eis que o craque que brilhou no Santa Cruz, no Corinthians, no Palmeiras, no Barcelona e na Seleção Brasileira, entre outros, acaba de ganhar uma sólida biografia de 191 páginas bem escritas e pesquisadas por Melo, editada pela Luci Artes Gráfica, de Olinda, Pernambuco.

Rivaldo merece.

E como poucos.

Marcelo D2 solta o verbo no Twitter e discute com seguidores



O cantor Marcelo D2 usou seu Twitter, nesta quinta-feira (25), para opinar a respeito dos ataques de violência que sondam o Rio de Janeiro. "Fumo maconha e não tenho nada a ver com essa guerra, trabalho honestamente e nunca peguei em uma arma. Alguém já pensou em legalizar? Eu nasci em uma favela e sei o quanto essa guerra atrapalha pessoas de bem que querem fazer alguma coisa boa e essas pessoas são a maioria.", escreveu.

O rapper brasileiro ainda ironizou alguns de seus seguidores, que responderam o poste criticando a declaração. "Eu tenho minha opinião formada, vocês de dentro dos seus condomínios não sabem de nada. Só porque assistiram Tropa de Elite. Não me venham com esse discurso do capitão Nascimento. Enquanto não entrarem com educação, saúde, vai continuar essa m... Droga é caso de saúde e não de polícia. Realmente ainda se pensa que vão matar 'todos' os traficantes e acabar com as drogas do mundo, e quem vai fazer isso Papai Noel ou o coelhinho da Páscoa?". (BN)

Colbert confiante na aprovação do Orçamento


Colbert confiante na aprovação do Orçamento
Além de decidir se obras com indícios de irregularidades financiadas com recursos públicos devem ou não continuar no ano que vem, a Comissão Mista do Orçamento está preocupada em analisar a proposta orçamentária de 2011. Isso porque deputados e senadores têm até 22 de dezembro para aprovar o Orçamento.

De acordo com o deputado Colbert Martins (PMDB-BA), que é relator do Plano Plurianual (PPA), encerrou o prazo para a apresentação de emendas individuais e coletivas. O prazo máximo para aprovar o PPA é 9 de dezembro. “Precisamos nos posicionar rapidamente e cumprir o prazo”.O deputado considera importante aumentar o salário mínimo, mas definindo fontes de recursos. “É um momento de mudanças e me parece que em 2011 poderemos ter recursos adicionais, mas é preciso confirmar o caixa”, declara. Colbert Martins diz que Oposição e Governo estão em momento de boa negociação.

R$ 1 mi: Tim é multada por violar sigilo de Geddel


A operadora TIM foi multada em R$ 1,036 milhão por violação, sem autorização judicial, do sigilo telefônico do deputado federal e ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB). A penalidade, publicada na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial da União (DOU), refere-se à Maxitel, operadora que atuava na Bahia, e que posteriormente foi adquirida pela companhia italiana. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a empresa não apresentou "os esclarecimentos e informações quando estes foram solicitados" para a averiguação, por parte do órgão regulador, da procedência ou não das denúncias formalizadas pelo deputado, em 2006, que constam tanto no procedimento quanto em outro de apuração de descumprimento de obrigações da empresa. O superintendente de serviços privados da Anatel, Dirceu Baraviera, ressalta que "a prestadora é responsável pela inviolabilidade do sigilo das telecomunicações em toda sua rede, bem como pela confidencialidade dos dados e informações". A operadora informou que ainda está analisando o conteúdo publicado no DOU. Informações do Estadão.
Fonte: BN

Prefeito esclarece

Motivo das 108 demissões de funcionários em hospital


O prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, explicou o motivo das 108 demissões de funcionários da Prefeitura Municipal que estavam prestando serviço no Hospital Geral Clériston Andrade. 
Segundo ele, todas as prefeituras da Bahia têm sofrido com a queda sistemática de repasses e Feira de Santana atualmente investe 26% dos recursos do município na saúde.
“Investimos 11% a mais do que a lei obriga e isso causa uma série de transtornos dentro da administração dos recursos. Não fechamos unidades nem reduzimos atendimento, mas existem contratos celebrados com o Hospital Clériston Andrade e Hospital Dom Pedro de Alcântara, que nos retiram recursos, então estamos tentando fazer o equilíbrio para não causar transtorno no funcionamento da máquina”, explicou.
Tarcízio Pimenta esclareceu ainda que a decisão de cortar despesas com pessoal foi tomada em conjunto com a Secretaria da Fazenda e Secretaria de Administração. “Não fizemos nada no sentido de perseguir alguém. São medidas discutidas com as secretarias da Fazenda e Administração”, observou.

Com audiência em baixa, Globo anuncia o fim do "Casseta & Planeta, Urgente"

Há 18 anos na programação da Globo, o “Casseta & Planeta, urgente!” sairá definitivamente do ar em dezembro.

Segundo informações do jornal O Globo, os humoristas pediram à direção da Globo para pensar um novo projeto, a princípio para 2011. É o fim do programa, mas o grupo continua. Seus integrantes são amigos desde a adolescência e querem continuar trabalhando juntos.

Nos últimos anos, o humorístico vem perdendo audiência e prejudicando os programas exibidos em seguida. Em 2010, até o momento, registra médias entre 22 e 26 pontos.

Contrariado com Silvio Santos, Carlos Alberto de Nóbrega estaria negociando com a RedeTV!

De acordo com informações do jornal O Globo, Carlos Aberto de Nóbrega estaria chateado com o SBT. Comenta-se que ele chegou a chorar nos bastidores das gravações da "A Praça é Nossa".

Segundo o jornal, Nóbrega não aceita a redução de seu salário. Silvio Santos também quer reduzir os gastos de produção do humorístico.

Contrariado, Nóbrega teria procurado a RedeTV! para uma possível troca  de emissora. Será?

Filmes em Exibição no Orient Cineplace


Roteiro - Período de 26 de novembro a 2 de dezembro

PRÉ ESTREIA 
MEGAMENTE (Megamind), de Tom McGrath, 2010. Animação. Megamente é um vilão magro, usa roupa azul e preta e sua cabeça é careca e grande, devido ao cérebro privilegiado. Ele deseja conquistar a cidade de Metro City e faz diversas tentativas, muitas delas são frustradas. Ele precisa ter oponentes para que sua vida tenha sentido e, após a morte de MetroMan, cria Titan, um herói para ter com quem rivalizar. Classificação: Livre. Duração: 96 minutos. Horários: 14h25 e 16h30. Sala 3 (167 lugares)
LANÇAMENTO
FEDERAL
, de Eryk de Castro, 2010. Com Selton Mello, Carlos Alberto Riccelli, Eduardo Dussek, Carolina Gomez, e Michael Madsen. Policial. Agente especial da Polícia Federal, une-se a um delegado e outros homens do grupo de elite do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal para caçarem um playboy, responsável por colocar Brasília na rota do tráfico internacional de cocaína. Não recomendável para menores de 16 anos. Duração: 92 minutos. Horários: 14h10 e 19 horas. Sala 2 (160 lugares)
CONTINUAÇÕES
TROPA DE ELITE 2
, de José Padilha, 2010. Com Wagner Moura, João Miguel, André Ramiro, Fernanda Machado, Seu Jorge e Selton Mello. Policial. Nascimento enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Em oitava semana. Não recomendável para menores de 16 anos. Duração: 118 minutos. Horários: 14 horas, 16h20, 18h45 e 21h10. Sala 1 (243 lugares).
RED - APOSENTADOS E PERIGOSOS (Red), de Robert Schwentke, 2010. Com Bruce Willis, Helen Mirren, Morgan Freeman, John Malkovich, Richard Dreyfuss, Mary-Louise Parker e Ernest Bognine. Ação e comédia. O ex-agente da CIA Frank Moses é obrigado a deixar sua aposentadoria e reunir novamente seu grupo de operações especiais quando ele e a namorada passam a ser perseguidos por um assassino high tech. Em terceira semana. Não recomendável para menores de 14 anos. Duração: 145 minutos. Horários: 16h10 e 21 horas. Sala 2.
MUITA CALMA NESSA HORA, de Felipe Joffily, 2010. Com Andréia Horta, Gianne Albertoni, Débora Lamm, Fernanda Souza, Laura Cardoso, Lúcio Mauro e Louise Cardoso. Comédia. Três amigas decidem mudar a rotina de suas vidas. Elas começam por passar um fim de semana em Búzios. No caminho, conhecem outra garota, que pede carona até o balneário. As quatro não encontram a paz que procuravam, mas acabam descobrindo que não só tiveram dias inesquecíveis, mas que aprenderam muito mais sobre si mesmas. Em segunda semana. Não recomendado para menores de 14 anos. Duração: 92 minutos. Horários: 18h35 e 20h40. Sala 3.
HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 1 (Harry Potter and the Deatly Hallows – Part 1), de, 2010. Com Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint. Aventura. Harry, Ron e Hermione estão em uma perigosa missão para encontrar e destruir o segredo da imortalidade e destruição de Voldemort - as Horcruxes. Sozinhos, sem seus mentores ou a proteção de Dumbledore, os três amigos agora dependem um dos outros mais do que nunca. Mas no caminho estão Forças das Trevas que ameaçam acabar com eles. Harry nem imagina que seu futuro já foi decidido pelo seu passado, quando num dia fatídico, ele se tornou o “Menino Sobrevivente”. Não mais só um menino, ele está cada vez mais próximo da tarefa para a qual está se preparando desde o primeiro dia em que pisou em Hogwarts: a batalha final com Voldemort. Em segunda semana. Cópia dublada. Não recomendável para menores de 12 anos. Duração: 147 minutos. Horários: 15 horas, 17h55 e 20h50. Sala 4 (264 lugares).

ENDEREÇO E TELEFONEOrient Cineplace - Multiplex do Boulevard Shopping, telefax 3225-3185 e telefone 3610-1515 para saber informações sobre programas e horários.
(Com informações do Departamento de Marketing de Orient Cinemas)

25/11/2010

Eliminado, Felipão muda planejamento e não descarta titulares contra o Flu

A eliminação na semifinal da Copa Sul-Americana pegou todo o Palmeiras de surpresa, inclusive o técnico Luiz Felipe Scolari. Após a derrota para o Goiás da última quarta-feira à noite, o treinador mudou o discurso das últimas semanas e cogitou até mesmo escalar os titulares para o duelo deste domingo contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro.

Antes da eliminação na Copa Sul-Americana, Scolari declarava que manteria o time reserva na Série A, não importando o resultado da semifinal. O técnico chegou até a cogitar dar férias antecipadas para parte do elenco no caso de uma derrota para o Goiás.

Entretanto, a queda no Pacaembu pegou o treinador de surpresa. Tanto, que Felipão decidiu mudar os planos do Palmeiras ao cancelar os trabalhos de todo o elenco nesta quinta-feira. Agora, os jogadores só terão que se reapresentar na Academia de Futebol na tarde de sexta.

“Amanhã [quinta] vou pensar em tudo, mas não tenho problema nenhum. O problema está do lado deles”, completou Scolari comentando sobre os times que ainda disputam o título nacional.

Após o revés para o Goiás, o treinador também repetiu o discurso de uma possível reformulação no elenco alviverde. Felipão admitiu que deverá mudar boa parte do grupo para 2011 em fala semelhante a da diretoria.

“Tenho que formar uma nova ideia para o ano que vem. Não esperava ter que pensar nisso agora, mas vamos estudar mudanças”, destacou Scolari.

“Tínhamos pensado em trazer bons jogadores para disputar a Libertadores, mas ficou difícil. Quem vai querer investir no Palmeiras agora?”, completou o diretor de futebol Wlademir Pescarmona.

A via brasileira

Havia dois horizontes para as elites brasileiras: o Estado de bem estar social europeu ou o dinamismo e a afluência ao consumo dos EUA. O primeiro estava identificado com civilização e com estabilidade. O segundo, com dinamismo e modernização.

O getulismo tinha sido nosso modelo de bem estar social, com o Estado assumindo responsabilidade sobre o desenvolvimento econômico e os direitos dos trabalhadores. Foi sempre repudiado pelas elites que, mesmo beneficiadas pela expansão industrial propiciada pelos governos, manteve sempre repúdio a Getúlio, por não se considerar representada politicamente nele. O modelo de aliança de classes que Getúlio representava, com expansão do mercado interno e base popular de apoio, nunca foi digerido nem sequer pela burguesia industrial.

Mesmo JK - claramente mais moderado no estilo de liderança política -, além da hegemonia econômica que passou a estar em mãos do capital estrangeiro, com a instalação do parque automobilístico, nunca foi de agrado, por exemplo do grande empresariado paulista. (JK ficou em terceiro lugar nas eleições de 1955, atrás de Adhemar de Barros e do candidato udenista, Juarez Távora.)

O governo Jango já se instalou quando o impulso econômico apresentava sinais de esgotamento, com uma grande pugna redistributiva entre trabalhadores e grande empresariado tomando conta do cenário político e refletindo-se em brote inflacionário. A resolução do conflito se deu pela via violenta (“A burguesia prefere um fim com violência do que uma violência sem fim”, dizia Marx no XVIII Brumário.). O modelo instalado cortou bruscamente o processo de distribuição de renda com expansão do mercado internacional, favorecendo a acumulação de capital centrada no consumo da alta esfera do mercado e na exportação. O arrocho salarial e a intervenção em todos os sindicatos produziu uma lua de mel para o grande capital nacional e internacional, que nunca ganhou tanto como na ditadura.

O eixo de referência da elite se unificava em torno do modelo norteamericano de livre comércio, de competição, de crescimento com exclusão social e concentração de renda, de dinamismo do capital internacionalizado. O tema do bem estar social desapareceu, o desenvolvimento foi assimilado à expansão do grande capital internacionalizado, o mercado interno de consumo popular ficou deprimido.

A redemocratização foi atropelada pela crise de 1979/1980, quando a economia deixou de crescer –praticamente pela primeira vez desde 1930 -, e a crise da dívida fez a economia funcionar em função da exportação para arrecadar recursos para pagar a divida – multiplicada pela crise. Desenvolvimento e bem estar social ficaram relegados.

A década neoliberal enterrou de vez o desenvolvimento, promovendo a estabilidade monetária a objetivo central. A democratização não trouxe nem retomada da expansão econômica, nem melhoria social da massa da população. O neoliberalismo institucionalizou essa tendência, na expectativa que o controle da inflação se refletiria nas condições sociais da população. O que foi imediatamente verdade, até que esse impulso se esgotou, a economia, por sua vez, foi jogada na maior recessão dos últimos tempos e a situação social do povo voltou a se degradar fortemente.

A social democracia tinha chegado ao governo na era da sua conversão ao neoliberalismo – a começar pela França e pela Espanha, referencias centrais dos tucanos. Não trouxe o Estado de bem estar social, mas o modelo mais mercantilista que tínhamos conhecido.

Com o governo Lula, a superação da crise foi feita mediante um novo modelo, que foi sendo construído aos poucos. Que incorporou o consenso nacional de controle da inflação, mas não fez dele o centro do modelo, apenas uma de suas dimensões. A especificidade do novo modelo foi a retomada do crescimento econômico estruturalmente articulado com a expansão do mercado interno do consumo de massas, requerendo portanto políticas sociais e papel indutor do crescimento e da garantia dos direitos sociais pelo Estado. O Brasil vai construindo assim seu próprio caminho de desenvolvimento histórico.

Mantega prevê cortes superiores a R$ 20 bi no Orçamento de 2011

O governo da petista Dilma Rousseff vai promover um corte de mais de R$ 20 bilhões no Orçamento de 2011 e também reduzirá em pelo menos R$ 50 bilhões os repasses ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em um esforço para conter o peso da demanda pública na economia, afirmou ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

"Do ponto de vista estrutural, a redução de gasto do governo terá impacto na política de juros a partir do ano que vem", afirmou Mantega durante entrevista no Reuters Brazil Investment Summit nesta quarta-feira.

"Não será pequena, vai ser uma redução substancial", disse. "A orientação (da presidente eleita) foi 'mão pesada'".

Poucas horas depois de ter sido oficialmente confirmado na equipe de Dilma Rousseff, Mantega afirmou que os cortes podem adiar alguns projetos de investimentos e vão garantir o cumprimento da meta primária de 3,1% do PIB no ano que vem, sem o abatimento de despesas como as que envolvem o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Caso a economia feita pelo governo supere a meta, os recursos adicionais serão direcionados ao Fundo Soberano, disse o ministro.

Os cortes orçamentários não serão feitos de forma linear e se concentrarão principalmente em despesas de custeio, disse o ministro, adiantando que "não é oportuno darmos aumentos" para o funcionalismo público em 2011.

Sobre os repasses ao BNDES, a ideia é reduzir à metade os subsídios e os financiamentos concedidos ao banco com recursos do Tesouro, disse Mantega, indicando que a política de aportes ao banco de financiamento não será abandonada já em 2011.

Nos últimos dois anos, o Tesouro repassou mais de R$ 200 bilhões ao BNDES para aumentar a capacidade de o banco financiar investimentos.

"O BNDES você pode falar pelo menos R$ 50 bilhões a menos", afirmou Mantega.

A redução dos gastos públicos foi possibilitada pela superação da crise, disse o ministro. "Agora que a economia está recuperada, então cabe fazer um ajuste, cabe fazer uma redução de gastos."

META DE INFLAÇÃO

Mantega descartou, ainda, uma redução da meta inflacionária antes de 2013, e condicionou uma futura queda a uma desindexação da economia que deve passar por uma revisão dos contratos de serviços, como de energia e gás.

"Se a gente conseguir na renovação, porque nós somos contra rever contratos enquanto eles estão vigorando, a gente pode tentar desindexar, eu acho que nós vamos tentar desindexar a economia", disse Mantega.

Em termos de reformas, a prioridade do novo governo será a tributária. As mudanças poderão tramitar no Congresso de forma desmembrada, disse o ministro e envolverão a desoneração da folha de pagamentos.

O ministro adiantou pelo menos um nome da equipe que quer montar no próximo ano, ao anunciar que convidará o secretário do Tesouro, Arno Augustin, a permanecer no cargo. "Eu vou convencê-lo a ficar aqui", disse.

Sobre o câmbio, Mantega reiterou que vê o real estável por ora, mas que novas medidas não estão descartadas, se necessário.

Fonte: Folha.com

IBGE: em outubro, taxa de desemprego permanece como a menor desde 2002

Em outubro, a taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do País permanece como a menor desde o ano de 2002, início da série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O nível de desocupação permaneceu estável frente a setembro e recuou 1,4 ponto percentual frente a outubro de 2009, quando estava em 7,5%. Com isso, a taxa de desemprego ficou em 6,1% no mês, mostra Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada nesta quinta-feira (25).

A população desocupada no décimo mês do ano foi estimada em 1,4 milhão, com queda de 17,6% frente ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com setembro, houve estabilidade no número de pessoas desocupadas.

No acumulado de 2010, a média da taxa de desocupação foi de 7%, um decréscimo de 1,3 ponto percentual em comparação com igual período de 2009, quando o índice foi de 8,3%.

Regiões

No décimo mês do ano, não houve variações significativas nas taxas de desocupação das capitais pesquisadas frente a setembro. Contudo, na comparação anual, houve queda em todas elas, exceto no Rio de Janeiro, que manteve praticamente a mesma taxa no período, de 5,6% para 5,7%.

Nas demais regiões, os destaques ficaram com São Paulo, com queda de 2,7 pontos percentuais; Recife, que registrou queda de 1,5 ponto percentual; e Porto Alegre, onde o recuo foi de 1,4 ponto percentual.

Ocupados

Em outubro, a população ocupada (22,3 milhões) apresentou alta de 3,9% frente ao mesmo mês de 2009 e estabilidade na comparação com setembro.

Sobre o perfil dos contratados, a pesquisa indica que o contingente de trabalhadores com carteira assinada (10,3 milhões) ficou estável em relação a setembro e cresceu 8,4% no ano.

LocalOutubro de 2009Outubro de 2010
Recife9,5%8%
Salvador10,4%9,9%
Belo Horizonte6,1%5,3%
Rio de Janeiro5,6%5,7%
São Paulo8,6%5,9%
Porto Alegre5,1%3,7%
Total
Fonte: MSN
7,5%6,1%

24/11/2010

Pelé apoia Ricardo Teixeira

Pelé apoia Ricardo Teixeira à presidência da Fifa e espera convite para trabalhar na Copa, diz o título de uma matéria publicada no UOL, hoje no começo da noite, de autoria de Luiza Oliveira.

A foto, de Beto Barata,  de mais um abraço entre ambos, fala por si só, mais que 1000 palavras.
E é a prova de que se uma biografia leva anos para ser bem construída, num clic, pelo menos a do cidadão, vira qualquer coisa.

Heróico Goiás!!!

Um belíssimo e surpreendente primeiro tempo foi disputado no Pacaembu, tomado por palmeirenses, entre Palmeiras e Goiás.

Com o Palmeiras melhor, bem melhor, insinuante, perigoso, vibrante, no ritmo da torcida.

Mas com o Goiás perigoso, traiçoeiro, também capaz de levar perigo ao gol de Deola, com direito a duas bolas em seu travessão, assim como Tinga havia acertado a trave de Harlei.

Que falhou aos 33, ao não defender um chute cruzado de Luan, bem dado, mas defensável.

Parecia tudo liquidado, mas, no último minuto do primeiro tempo, eis que Carlos Alberto empatou, em bola que desviou em Tinga, depois de uma cobrança de falta, por Marcelo, no travessão de Deola.

O segundo tempo prometia emoção e sofrimento.

E assim foi.

O Goiás voltou mais confiante e como franco-atirador.

O Palmeiras mais cuidadoso, desconfiado, tenso.

Mais perigoso também nos lances agudos, embora o Goiás também ameaçasse.

Goiás que que superou os favoritos na Taça Sul-Americana.

Passou pelo Grêmio, pelo Peñarol, pelo Avaí, sempre fazendo o segundo jogo fora do Serra Dourada.

Pois eis que, aos 38, Marcão, imagine!, foi à linha de fundo pela esquerda, pôs na cabeça de Rafael Moura, imagine!!!, e este deu com precisão para Hernando fazer 2 a 1.

O Pacaembu estava perplexo.

E o Palmeiras, traumatizado, não conseguia nem agredir em busca do empate, apesar dos 38 mil torcedores nas arquibancadas.

O Goiás se defendia contra tudo e contra todos, em busca de sua ressurreição ainda em 2010.
E agora espera LDU ou Independiente.

Venha quem vier, nada mais é impossível para o Esmeraldino.

Por Juca Kfouri

Estatuto da Juventude vai a Plenário após mudanças em texto

A Comissão EspecialComissão temporária criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto. do Estatuto da Juventude (PL 4529/04) aprovou, nesta terça-feira, o substitutivo da deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), que agora segue para análise do Plenário. Para conseguir consenso, a relatora retirou do parecer trechos considerados polêmicos pelos parlamentares.

Um deles permitia às entidades juvenis participar de órgãos da administração pública e de escolas públicas e privadas. Essa participação se daria, por exemplo, com a eleição de representantes para integrar órgãos diretivos e conselhos universitários.

Também foi retirado do parecer o direito das entidades de realizar manifestações, assembleias e outras reuniões em escolas, empresas, partidos políticos e sindicatos, entre outros.

Transporte gratuito
Outro ponto controverso do substitutivoEspécie de emenda que altera a proposta em seu conjunto, substancial ou formalmente. Recebe esse nome porque substitui o projeto. O substitutivo é apresentado pelo relator e tem preferência na votação, mas pode ser rejeitado em favor do projeto original. era a previsão de transporte público gratuito para estudantes e meia passagem nos transportes interestadual e intermunicipal para os jovens de 15 a 29 anos. Havia o temor de que esses benefícios tornassem a passagem mais cara para os demais usuários.

Para evitar o problema, a deputada acrescentou ao parecer a determinação de que essas medidas sejam subsidiadas com recursos do Orçamento, e não com reajuste tarifário. “Em nosso sistema equivocado não há subsídio para os transportes. Toda vez que criamos um benefício, os custos acabam sendo repassados aos demais passageiros”, justificou a relatora.

Manuela D’Ávila ressaltou também que o estatuto ainda será discutido e votado pelo Plenário, onde poderá sofrer modificações. “Haverá espaço para os demais deputados, que não participaram da comissão especial, opinarem sobre o texto.”

Financiamento estudantil
Além dos benefícios na área de transportes, o estatuto assegura uma série de direitos, como meia-entrada para estudantes em eventos culturais e de lazer e financiamento estudantil em faculdades privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação. O texto também prevê ações afirmativas para garantir o acesso ao ensino superior a jovens negros, indígenas, com deficiência e oriundos de escola pública.

A proposta prevê ainda a destinação gratuita de 50% das vagas dos cursos oferecidos pelo sistema SConjunto de órgãos e entidades (a maioria privados) que recebem contribuição de interesse de categorias profissionais ou econômicas, prevista na Constituição. As contribuições são recolhidas pelas empresas e incidem sobre as folhas de pagamento.
As entidades são: Senar, Senac, Sesc, Sescoop, Senai, Sesi, Sest, Senat, Diretoria de Portos e Costas do Ministério da Marinha (DPC), Incra, Sebrae e Fundo Aeroviário, vinculado ao Ministério da Aeronáutica.
a “jovens não aprendizes com dificuldades financeiras”. De acordo com Manuela D'Ávila, nos debates do estatuto, a educação com qualificação para o trabalho representou “a maior angústia dos jovens”.

Parlamento Jovem
O presidente da comissão especial, deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), salientou que o estatuto foi aprovado no momento em que ocorre a sétima edição do Parlamento Jovem, cujo tema é “O Jovem e o Mercado de Trabalho”. Durante esta semana, 77 estudantes de 16 a 22 anos participarão de atividades parlamentares simuladas, com apresentação de projetos, debates e votações nas comissões e no plenário.

Eleito presidente desta edição, Thiago Martins, do Rio de Janeiro, acredita que o estatuto irá contribuir para “a transformação da vida da juventude brasileira”. Ele considera importantes medidas como a previsão de ações afirmativas e de transporte gratuito para estudantes. “A integração da identidade nacional depende desse tipo de política pública”, disse.

Fonte: Agência Câmara